Cerca de 50 pessoas estarão mobilizadas no dia da votação, que ocorrerá das 8h às 17h, no Instituto Estadual de Educação (I.E.E.) Pereira Coruja.

Uma reunião, realizada na tarde da última quarta-feira, dia 18, em uma das salas da Câmara de Vereadores, tratou de alinhar alguns pontos importantes referentes aos trâmites legais que nortearão as eleições de escolha da gestão 2020/2024 do Conselho Tutelar de Taquari. Marcado para 6 de outubro, o pleito acontece no Instituto Estadual de Educação (I.E.E.) Pereira Coruja, das 8h às 17h.

O encontro na sede do Legislativo, comandado pelos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), mobilizou voluntários que ajudarão a comunidade a se manter informada e em condições de exercer o direito ao voto de forma correta. Cerca de 50 pessoas estarão mobilizadas no dia da votação. Conforme estabelecido em edital, cada cidadão, munido de título de eleitor e algum documento oficial como foto, tem a opção de escolher até cinco representantes. Poderá votar qualquer taquariense domiciliado no município até 7 de julho de 2019.

Serão 10 urnas eletrônicas espalhadas pelas dependências do Pereira Coruja, entre elas o ginásio de esportes e o espaço utilizado pelo curso de aplicação. Cada seção será composta por um presidente e três mesários. A separação dos eleitores por urna se dará por ordem alfabética, de acordo com a listagem emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo não exigirá cadastro biométrico. No dia 4, haverá um novo encontro entre os presidentes de cada seção. As urnas, disponibilizadas pelo TRE, chegam a Taquari no dia 5, para a disputa da eleição a partir das 8h do dia seguinte.

Até as 23h59min do dia 2, os 13 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar poderão distribuir materiais impressos (panfletos, adesivos, cartazes) e utilizar as redes sociais para espalhar suas propostas. Porém, o uso de postagens pagas, carros de som, assim como colocação de placas e instalação de qualquer outro material em locais públicos, estão expressamente proibidos pela comissão eleitoral - composta por Cássio André Reis, Caroline dos Reis Amaral e Luciene Conceição Pires.

Data de publicação: 23/09/2019

Créditos: Juliano Kern