Ação contempla Apae e Lar São José através de Termos de Fomento de cooperação mútua

A Administração Municipal formalizou a assinatura de três Termos de Fomento entre o Lar São, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Prefeitura.  Os termos de fomento visam garantir recursos às instituições.  A assinatura ocorreu no Gabinete do prefeito André Brito e contou com representantes das entidades.

De acordo com o prefeito André Brito, a manutenção e o desenvolvimento de parcerias com as instituições é um dos focos da Administração. “Trabalhamos sempre para garantir inclusão e oportunidade para todos. A Apae e o Lar São José são entidades que realizam um trabalho muito significativo nestes quesitos aqui no município. Também buscamos promover o mesmo nas nossas escolas, com uma educação inclusiva, com diversos professores especializados e com oportunidade para todos”, frisou André.

Através de regime de mútua cooperação da Administração Pública com a Apae, foram destinados R4 80.659,74 para execução de atividades assistenciais. A parceria tem por finalidade estabelecer as condições para a execução do projeto do projeto Transtorno do Espectro Autista – Novos Desafios, proporcionando espaços para potencializar a comunicação através de atendimentos com atividades desenvolvidas por profissionais da área da fonoaudiologia. Já no outro Termo de Fomento com a instituição,a destinação é para cedência de 11 professores e um servente com a finalidade de estabelecer as condições para a execução de projetos e ações junto às pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla e TGD– Transtorno Global do Desenvolvimento, através da escolarização Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos– EJA e oficina de trabalho; bem como a realização de ações de proteção social básica e especial a Pessoas com Deficiência e suas famílias, que estejam em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover o desenvolvimento em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos.

Já a parceria entre a Prefeitura e o Lar São José, prevê a contratação de serviço de assistente social para atuar junto a entidade e público atendido pela instituição, no valor de R$ 14.766,36. No total, serão repassados R $95.426,10 às duas instituições. Através desta parceria, o município garante a continuidade dos serviços prestados pela Apae e Lar São José, além de desenvolver novas áreas de atendimento que são considerados essenciais para garantir a inclusão social.

Data de publicação: 02/05/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi