Viatura foi entregue na última semana, na Lagoa Armênia

O grupamento de Taquari do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conta, desde a semana passada, com uma nova viatura. O veículo Renault Duster, semi-blindado, zero km, foi adquirido pela Cooperativa Certaja, através do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG) e repassado à BM, na tarde da última quinta-feira, dia 27.

A cerimônia de entrega das chaves contou com a presença do presidente da Certaja Energia, Renato Martins, do comandante regional de policiamento ostensivo, tenente-coronel João Aílton Iaruchewski, do comandante da BM de Taquari, Fábio Bilhar, do prefeito de Taquari, André Brito, e do presidente da Câmara de Vereadores, Luís Porto, entre demais autoridades e representantes de entidades.

Esta foi a primeira viatura entregue no 40º BPM através do PISEG. “É uma iniciativa ímpar, pioneira, no Rio Grande do Sul. É a possibilidade de uma empresa que arrecada ICMS destinar um percentual à segurança pública local, nos moldes da lei de incentivo à cultura e ao esporte. O governo, no mandato anterior, gestou e a, partir de 2019, começamos a visitar empresas a fim de que houvesse possibilidade. Em agosto de 2020, tivemos as primeiras reuniões na Certaja e, de pronto, a Certaja se colocou à disposição para contribuir conosco”, contou o comandante.

A Certaja destinou R$ 189 mil, que corresponde a parte do ICMS a ser recolhido pelo programa, e aportou R$ 18.900,00 de recursos próprios, o que corresponde a 10% do valor. Além do veículo, o total da contribuição ao Fundo de Apoio à Brigada, segundo a Certaja, foi de R$ 204.930,00. Além da viatura, o valor será utilizado para a aquisição de novas pistolas para a BM. Tanto a viatura quanto as pistolas serão utilizadas exclusivamente em Taquari.

“O PISEG possibilita às empresas que arrecadam ICMS destinarem um percentual à segurança pública local, dentro dos mesmos parâmetros da lei de incentivo à cultura e ao esporte. Quero parabenizar a Certeja, na pessoa do seu presidente Renato Martins, por essa iniciativa. Tenho a certeza que este exemplo vai facilitar mais investimentos desta forma de segurança pública para nossa cidade. Também estamos buscando, junto ao Estado, mais efetivo para Taquari. Recebemos o apoio do vice-governador do Estado e secretario de Segurança Pública, delegado Ranolfe Vieria Júnior, durante reunião com ele em setembro. A presença de mais policiais nas ruas contribuirá para a sensação de segurança da população de Taquari”, destacou o prefeito André Brito.

O presidente da Certaja, Renato Martins, lembrou que a empresa sempre incentivou a segurança pública, através da disponibilidade do espaço para abrigar a sede da corporação durante muitos anos, da montagem da Brigada Montada e do grupo Aba Larga Mirim. “O nosso objetivo é fazer com que as comunidades onde estamos inseridos tenham um pouquinho mais de qualidade de vida, seja através da energia que distribuímos e dos órgãos de segurança”, finalizou.

Data de publicação: 03/11/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi