Grupo, formado por representantes da sociedade civil e do Executivo, discutirá sobre diretrizes da construção civil

Na noite de segunda-feira, 27/09, a administração municipal deu posse ao Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural do Município de Taquari. O grupo formado por representantes da Prefeitura e da sociedade civil debaterá sobre as mudanças necessárias e atualizações que fomentem o desenvolvimento de Taquari. O evento ocorreu no Theatro São João.

O Plano Diretor está previsto na Lei 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade. Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor, o que engloba boa parte dos municípios e população brasileira.

O Plano Diretor de Taquari é Regido pela Lei Municipal 3.832/2015 (anterior 2.354/2004), estabelecendo, à época, regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento de Taquari.

As determinações tomadas pelo Conselho estarão voltadas ao desenvolvimento do município, com a ordenação do uso e ocupação do solo, seu parcelamento e o disciplinamento das edificações. Além das medidas de atendimento das necessidades de educação, saúde e higiene, habitação e transporte e mobilidade urbana, também, com fins sociais principalmente para a população de baixa renda.

“Eu quero agradecer em nome de toda comunidade, a disposição de vocês, que vivem o dia a dia do setor imobiliária e da construção civil, em ajudar na construção do novo Plano Diretor. Nós temos vários eixos de desenvolvimento, e a construção civil é fundamental, quanto mais casas e prédios construídos é o movimento econômico para Taquari. E que este Conselho faça uma revisão daquilo que podemos melhorar. Tornando nossa cidade mais inclusiva, sabendo que temos uma população de baixa renda e temos que contemplar esse público”, destacou o prefeito André Brito.

Além do Prefeito André Brito participaram da solenidade o vice-prefeito e coordenador da Secretaria de Indústria e Comércio, Ramon de Jesus, o Secretário de Planejamento, Henrique Labres, e os vereadores Luis Porto, Felipe Reis, Aldo Gregory e Sérgio Pereira.

Data de publicação: 28/09/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi