Na última segunda-feira, dia 28 de novembro, no Gabinete da Prefeitura Municipal, ocorreu uma reunião envolvendo o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Maria Izabel Appel, e o agroinvestidor Ricardo Santos. A temática da conversa foi o arrendamento do Frigorífico Faleiro por parte do empresário, que visa investir no ramo no município. A negociação está confirmada e deve gerar 70 empregos diretos no município.

O investidor, que atuava em Canguçu, cidade próxima de Pelotas, demonstrou interesse em apostar em Taquari após saber da possibilidade de firmar o negócio com o Frigorífico Faleiro. “Nossa ideia é implementar uma planta frigorífica para bovinos e suínos. A estimativa é ultrapassar a marca de mil abates por mês, onde hoje são realizados 200. O frigorífico passará a ter uma produção cinco vezes maior que a atual”, explicou Ricardo.

Neste ano acabarão as obras pendentes nas instalações do frigorífico, de forma que para início de 2017 a nova administração já possa iniciar seus trabalhos. Com a confirmação da negociação, além dos empregos diretos, a expectativa é que o frigorífico também movimente o município com aumento de empregos indiretos.

O interesse do investidor no município esteve diretamente relacionado com a recente adesão de Taquari ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf), a qual possibilita a comercialização dos produtos das agroindústrias taquarienses em todo o Estado. Através do Susaf, a capacidade de comércio das indústrias agrárias do município passou a ter um alcance muito maior.

Data de publicação: 01/12/2016

Créditos: Murilo Dannenberg