Para participar não é necessário ter conhecimento prévio em música nem em instrumentos

É tarde de sábado e no ginásio de esportes José Fritz Machado um grupo ocupa-se com instrumentos musicais. São os novos integrantes da Banda Marcial de Taquari que estão fazendo o ensaio geral, reunindo os ensinamentos aprendidos nas oficinas. Atualmente,  24 pessoas estão integrando a banda.

O processo de reativação da banda começou em 2023 e, após um período de ajustes e adequação, em novembro, iniciaram as oficinas e os ensaios.

Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em música nem em instrumentos musicais. “Qualquer um pode se inscrever tendo acima de 7 anos de idade. Pode iniciar do zero”, explica um dos instrutores, Fabrício Fazenda. O projeto também conta com o trabalho do instrutor Vander Pereira Becker.

Durante a semana são realizadas as oficinas, onde os alunos aprendem a tocar o instrumento que escolheu e, aos sábados, o ensaio geral, momento no qual os alunos que já estão tocando se reúnem para o treino em grupo.

Para participar é necessário apenas preencher a ficha de inscrição disponível junto do instrutor nos dias das oficinas ou diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O projeto é realizado com recursos do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, utilizados para o pagamento dos instrutores, instrumentos e vestimentas.

.

Ensaios

Na terça-feira, das 9h às 17h

Na quarta-feira, das 9h às 12h