Município aguarda liberação do IPHAN para iniciar os trabalhos

A administração municipal, através do Departamento de Cultura e da Secretaria de Planejamento, está viabilizando a reforma do Museu Casa Costa e Silva. O prédio, que pertence ao IPHAN, está sob tutela do governo municipal.

Conforme o planejamento realizado pela Prefeitura estão sendo levantados os orçamentos para o conserto do telhado e substituição das calhas. Outra etapa da reforma é a revitalização interna e externa do prédio.

Por ser um prédio de um órgão federal, a Prefeitura só pode dar continuidade ao projeto após a aprovação do projeto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A administração enviou a documentação no dia 8 de janeiro deste ano. A Coordenação do Departamento de Cultura tem entrado em contato, através de e-mail e ofícios, buscando uma posição da Superintendência do IPHAN para dar continuidade na reforma, não obtendo resposta até o momento.

“Existe a intenção de executarmos um projeto inovador no prédio, mas para isso vamos precisar do auxílio da comunidade taquariense. Serão contadas, de forma lúdica e criativa, as memórias de Taquari. Os visitantes, os alunos, enfim, todos que adentrarem o Museu Casa Costa e Silva vivenciarão, de forma cronológica,  as memórias de fatos e personagens que escreveram o desenvolvimento de nosso município até os dias atuais”,  afirma a Coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas.

“Infelizmente, a reforma do prédio histórico esbarra na burocracia. Nós estamos fazendo o nosso papel, com o projeto, busca de orçamentos para, de fato, efetivarmos essa reforma. Mas, só poderemos realizar esse trabalho depois da aprovação do IPHAN”, salienta o prefeito André Brito.

A Casa Costa e Silva

O Museu Casa Costa e Silva é uma casa tipicamente português, na área central de Taquari, onde se conservam os móveis e utensílios utilizados na época, além de um museu e uma sala açoriana, com um importante acervo cultural. Detentora dos móveis que pertenceram à família Costa e Silva também expõe livros e objetos que retratam a história taquariense.

Data de publicação: 15/03/2021

Créditos das Fotos: Divulgação