Evento bateu recorde de público de toda a história das edições, com destaque para encenações, queima de fogos e show nacional da dupla Maiara e Maraísa.

A movimentação intensa do trânsito nas ruas de Taquari desde a tarde do último sábado, dia 14, já era prenúncio do que estaria por acontecer. Comemoração tradicional do município no mês de dezembro, o Natal Açoriano em Terra Gaúcha bateu recorde de público em 28 anos de existência. Segundo a Brigada Militar (BM), a noite principal do evento levou mais de 30 mil espectadores à Lagoa Armênia, cujas margens serviram de palco para encenações, queima de fogos e show nacional com a dupla Maiara e Maraísa.

Além de residentes locais, o principal ponto turístico de Taquari recebeu milhares de visitantes de cidades vizinhas e de todo o Estado, que se organizaram em excursões para assistir à programação. A história do município, desde a época de colonização, foi contada pelo “Senhor do Tempo”, acompanhado de uma “Mística” e de uma turma de duendes da Escola de Teatro Patrícia Sattler, tendo como cenário um bosque mágico iluminado.

Também participaram das encenações representantes do CTG Pelego Branco, que abordaram sobre as etnias formadoras do Vale do Taquari, além do Coral da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do grupo Esperança Gaúcha, e de moradores da comunidade de Júlio de Castilhos. Ainda houve menção aos povos nativos e à chegada dos açorianos ao município, culminando com o presépio vivo, o nascimento do Menino Jesus e mais de 10 minutos de queima de fogos.

Homenagens e anúncios

Durante a solenidade de abertura, comandada pelo cerimonialista Giovanni Guimarães, a administração aproveitou a presença ilustre de algumas autoridades para realizar uma homenagem especial. Das mãos do prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) e do vice, André Brito, o ex-deputado Vieira da Cunha recebeu o diploma de “Honra ao Mérito Açoriano”, pelos relevantes serviços prestados ao município. “Vieira é um abnegado. Enquanto esteve na vida pública, sua atuação como parlamentar foi exemplar, pautada nos interesses do Brasil e da maioria da população. Jamais deixou de olhar especialmente pelos taquarienses. Graças a seu auxílio, milhões de reais em emendas foram destinados a Taquari. Através dessa amizade e dessa parceria fiel, sobretudo comigo e com o André, muitos dos nossos sonhos romperam a barreira da imaginação e da teoria para virar realidade”, destacou Maneco.

Logo depois, junto com diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empresários e entidades, a Prefeitura promoveu transmissão ao vivo, direto dos telões instalados no entorno da lagoa, das primeiras imagens das câmeras de videomonitoramento. Conforme o prefeito, o projeto deve ser concluído até o final deste ano, abrangendo, no total, 14 pontos vigiados pela BM em todo o município. “André e eu estamos imensamente felizes com o desfecho positivo dessa parceria fundamental para qualificar a segurança, coibindo consequentemente a violência e o avanço da criminalidade. Taquari só tem a ganhar com essa união de forças”, afirmou Maneco.

Maiara e Maraísa cantam seus sucessos e contagiam o público

O momento mais esperado da noite chegou minutos após as 23h, quando a dupla sertaneja Maiara e Maraísa subiu ao Palco/Barco, para delírio da plateia. Por mais de uma hora e meia, as gêmeas de São José dos Quatro Marcos/MT interagiram com o público e apresentaram seu repertório recheado de hits, entre eles “Medo Bobo”, “10%”, “Nem Tchum” e “Sorte Que Cê Beija Bem”. As irmãs ainda se arriscaram a entoar algumas canções famosas no cenário tradicionalista gaúcho, como “Querência Amada” e “Do Fundo da Grota”, do cantor Baitaca, que coincidentemente havia feito show no Natal Açoriano dois dias antes, para mais de cinco mil pessoas.

“Nosso Natal foi perfeito! Organizar um evento dessa magnitude não é nada fácil! Mas temos muito amor envolvido nessa causa! Taquari merece! E se depender de nossa força e união, a cidade vai ter muito mais! Com cada vez mais garra e humildade! Parabéns a todos que nos ajudaram e deixaram nossa noite ainda mais especial! Obrigado também, de coração, pelas presenças do ex-deputado Vieira da Cunha, do deputado estadual Fernando Marroni, do prefeito de Palmeira das Missões e presidente da Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul), Dudu Freire, entre tantos outros convidados que deixaram nossa noite ainda mais especial”, salientou Maneco.

Produzida pela S3 Produções, a 28ª edição do Natal Açoriano em Terra Gaúcha contou com o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Governo do Estado do Rio Grande do Sul; das empresas Adama, Certaja e Zanc; do banco Sicredi; e apoio da CDL.

Data de publicação: 18/12/2019

Créditos: Juliano Kern