Além de representantes locais, marcaram presença profissionais de Viamão, Gravataí, Venâncio Aires, Ilha da Pintada, Mostardas e Porto Alegre, formando uma plateia de cerca de 100 pessoas.

Na última sexta-feira, dia 27, representantes de diversas cidades da região e do Estado vieram ao município participar da quarta edição do Encontro de Salas Açorianas, ocorrido na Lux Festas e Eventos durante todo o dia. Além de Taquari, marcaram presença profissionais de Viamão, Gravataí, Venâncio Aires, Ilha da Pintada, Mostardas e Porto Alegre, formando uma plateia de cerca de 100 pessoas.

Foram promovidas palestras, apresentações artísticas e musicais, bem como mesas redondas e painéis de discussão. Além disso, houve a formulação de uma proposta de instalação de centros/polos produtores de artesanatos para exposição e vendas. O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Ana Paula Arnt; da coordenadora de Cultura local, Sabrina Freitas; da Casa do Artesão de Taquari; do presidente do Instituto Cultural Português, Antônio Soares; e de lideranças dos centros e núcleos açorianos.

O IV Encontro das Salas Açorianas fez parte da programação do Festival 6 Continentes, do qual Taquari foi uma das poucas cidades brasileiras a participar. Trata-se de um evento de abrangência mundial, considerado o primeiro a envolver ativamente um largo número de países e comunidades de Língua Portuguesa em simultâneo, tendo como principal propósito a promoção e a divulgação das culturas lusófonas.

À noite, aconteceu a coroação da Corte Açoriana 2019/2020. Coordenadas pelo missólogo Márcio Rodrigues, a rainha Natascha Quadros, e as princesas Nathalin Gregório e Vanessa Oestraich formam a Corte Adulta. Já a rainha Francinny Jung, e as princesas Ana Luísa Silveira e Carol de Medeiros compõem a Corte Infantil. As belas taquarienses vão abrilhantar ainda mais os eventos culturais no município e na região, especialmente o 28º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, que ocorre em dezembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 04/10/2019

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Fernando Carvalho

Compartilhe!