Com mais de 30 pessoas participando dos grupos, as atividades incluem exercícios para coordenação motora, alongamentos, atividades lúdicas e recreativas em grupo.

A prática de atividades físicas em grupo é uma das principais formas de criar e desenvolver laços sociais, ao mesmo tempo que se busca benefícios para a saúde corporal e psicológica. Trabalhando no sentido de promover estes ganhos à comunidade taquariense, em especial os da terceira idade, a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo mantém o projeto “Ação na Melhor Idade” todas às terças e quintas-feiras pela manhã, no Ginásio de Esportes José Fritz Machado.

Com mais de 30 pessoas participando dos grupos, as atividades incluem exercícios para coordenação motora, alongamentos, atividades lúdicas e recreativas em grupo. Uma das participantes mais antigas e assíduas, é Rosa Irene, aposentada de 70 anos, que há 11 participa do projeto. “Participo há muitos anos e sempre tive muitos benefícios. É uma boa ocupação para nós, diminuíram muito as dores que eu tinha e me sinto melhor”, salientou. Além disso, ela destacou também que teve melhoras psicossociais com a participação nos encontros. “Não tenho depressão, sempre ficamos alegres encontrando os amigos que fazemos aqui, e ficamos mais incluídos no convívio social”, frisou. Outra participante de longa data é Neusa Bittencourt, 66 anos, também aposentada. “Quem pode participar e não participa, está perdendo tempo. Isso aqui faz muito bem para a nossa autoestima e convivência”, concluiu.

Rigoberto Fernandes Cueva, de 79 anos, é um dos participantes mais recentes do projeto, tendo ingressado há 3 semanas nos grupos. “Minha filha me recomendou participar, pois eu ficava a maior parte do dia sozinho e isso não nos faz bem, não é?”, contou. O aposentado, natural de Arroio Grande, vive em Taquari desde janeiro, e já está integrado na rotina do município. “Há 25 anos eu participo de atividades em grupo, e sei que faz muito bem para a saúde, é bom para quem participa”, falou.

Além dos benefícios sociais, como inclusão e participação social, a atividade física proporciona mudanças no comportamento e na auto-estima dos idosos. Na terceira idade o exercício físico é essencial para evitar a perda de mobilidade, trazer benefícios ósteo-articulares e cardiovasculares e nas relações interpessoais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/05/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!