Em parceria com a Prefeitura Municipal, a direção do Supermercado Paraíso inaugurou, na quinta-feira, dia 29 de setembro, uma rotatória na intersecção entre as ruas Albino Pinto e Sete de Setembro. A construção leva o nome de Dilnei Inácio Bruxel, empresário falecido em fevereiro deste ano e conhecido em Taquari por seus diversos serviços prestados à comunidade.

Seguindo a lei de adoção de parques, praças, áreas verdes e rótulas, implantada pela administração municipal, a empresária Jaqueline Ziegenrucker, agora responsável pelo Supermercado Paraíso, teve a iniciativa de buscar mais informações, apresentar um projeto e protocolar uma carta de intenção junto à Prefeitura, demonstrando interesse em arcar com os custos da construção, o paisagismo e a manutenção da rotatória. A obra também teve o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

A data escolhida para a cerimônia de inauguração carrega um significado especial para a família Bruxel, pois, em 29 de setembro, Dilnei comemorava seu aniversário. “O dia de hoje não deve ser lembrado como um dia triste, porque o Dilnei gostava de comemorar com alegria. Entregamos essa rotatória para que ninguém esqueça o que ele fez por Taquari e por cada pessoa da cidade. Que todos nós sigamos o exemplo dele”, disse Jaqueline, bastante emocionada. O ato ainda contou com apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Timótheo Junqueira dos Santos, coordenada pela professora Pâmela Goethel.

Para orientar motoristas e pedestres, o Departamento de Trânsito da Prefeitura tratou de sinalizar o trecho com placas e demarcações no asfalto. Determina o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que a preferência de passagem é de quem estiver circulando pela rotatória. Sendo assim, quem subir pela Rua Albino Pinto em direção à Osvaldo Aranha, e quem estiver descendo a Rua Sete de Setembro deve parar e esperar o condutor realizar a manobra. O mesmo deve fazer quem estiver descendo a Rua Albino Pinto, no trecho onde está localizada a Praça de Táxi.

A coordenadoria de Cultura de Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo informou que já está em andamento o projeto de construção de mais quatro rotatórias no município, contando com a colaboração de empresas locais. De acordo com a pasta, a proposta terá os mesmos moldes da executada junto com o Supermercado Paraíso.

Quem foi Dilnei Bruxel

Nascido em 1964, Dilnei era natural de Arroio do Meio. Foi o quarto dos oito filhos do casal Ivo Cristiano e Neli Maria Bruxel. Seus pais tinham como atividade profissional um pequeno comércio de secos e molhados, e Dilnei, na juventude, já procurava ajudar a família trabalhando na agricultura em propriedades vizinhas. Teve sua formação escolar ainda em Arroio do Meio. Pai de sete filhos, o empresário foi casado por 21 anos com a taquariense Jaqueline Garcia Ziegenrucker, com quem teve dois filhos. Iniciou-se no ramo da panificação em 1978, como entregador de pães e padeiro, tornando-se, em 1993, sócio de uma padaria chamada Bertano e Bruxel, localizada no bairro União, em Estrela, município onde, em 1986, nasceu a Panificadora Paraíso. No ano de 1989, Dilnei tomou a decisão e transferir-se para Taquari.

Participou ativamente, ao lado de sua esposa, da vida social de Taquari, sendo ambos integrantes do Rotary Club local, do qual Dilnei foi presidente em duas oportunidades. Atuou, ainda, como presidente da Associação dos Moradores do Bairro Colônia Vinte de Setembro (Ambacovis), presidente do Grupo Escoteiro Costa e Silva, membro da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), membro da diretoria da Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Também foi sócio e colaborador do centenário Cine Theatro São João, líder da Comunidade Cristã Restaurar, além de ter ajudado a comunidade em geral através de bingos beneficentes e promoções. Por todos esses feitos, recebeu, em 2006, o título de cidadão taquariense da Câmara Municipal de Vereadores. “Dilnei, por sua disponibilidade, empenho e amor à terra taquariense, é digno e merecedor de nomear essa rotatória, uma vez que aprendeu a amar o chão que o acolheu”, declarou o Supermercado Paraíso.

Data de publicação: 29/09/2016

Créditos: Juliano Kern