O tempo colaborou, e a Praça da Matriz recebeu novamente a comunidade no último sábado, dia 2 de julho. A movimentação da Feira do Livro no centro da cidade começou cedo, às 8h30min, com a abertura dos espaços institucionais e das livrarias. O evento cultural comemora os 167 anos de emancipação política de Taquari.

A tarde ensolarada e de clima agradável envolveu toda a família taquariense no espetáculo teatral “Contos da Floresta”, da Fantomania Teatro de Bonecos. Logo depois, ocorreu encontro com escritores, onde participaram autores locais e também outros que se identificam com Taquari, além de colunistas e amantes da literatura. Entre os participantes se fizeram presentes o patrono da Feira do Livro de Taquari, César Pereira, Rubens Balbueno, Luciano Farias Mega, Anelise Lima e André Liziardi.

Entre os escritores presentes estava o oceanógrafo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Luiz Alberto de Souza Pedroso, o “Professor Pedroso”, conhecido por atuar no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), que atendeu diversas turmas de estudantes taquarienses. Educador ambiental, ele também ministra cursos, faz palestras e escreve artigos científicos e poesias. Recentemente, lançou um livro do gênero, intitulado “Poesias de Portugal”. Pedroso ainda aproveitou a passagem pelo evento para receber o carinho de ex-alunos que foram até a Feira do Livro rever o professor.

À noite, as igrejas locais se reuniram para a realização de um momento ecumênico, com apresentação de bandas e corais. Se apresentaram duas bandas da Assembleia de Deus e também grupos da Igreja Batista Filadélfia, Igreja do Evangélico Quadrangular (IEQ) do Coqueiros e da Caieira, Santas Missões, IEQ do Rincão e Igreja Missionária de Evangelização em Células (Imeec).

A realização da Feira Municipal do Livro de Taquari é da Prefeitura, em parceria com a Fecomércio-RS/Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires.

Data de publicação: 04/07/2016

Créditos: Juliano Kern