A primeira apresentação do cronograma da Feira Municipal do Livro de Taquari aconteceu na quinta-feira, dia 30 de junho. O primeiro a se apresentar foi Chiquinho Divilas, poeta, cantor e palestrante que busca inspirar o público à cidadania transformando suas poesias em hip-hop, além de contar a história e trazer exemplos reais para que as pessoas se conscientizem. Apesar da manhã fria e de tempo fechado que cobria a cidade, o público compareceu em peso e ocupou todas as cadeiras disponíveis, também haviam outros que assistiram de pé a apresentação do artista.

Durante o espetáculo, os que estiveram presentes ouviram questões importantes sendo abordadas, principalmente para aqueles que têm uma infância em locais onde a influência muitas vezes tende a ser negativa. Chiquinho falou sobre a importância da educação e de valorizar aqueles que são os verdadeiros exemplos. O ponto alto foi quando cantou uma música de sua autoria, na qual narra sua história e como foi determinante para ele encontrar no pai um exemplo de superação e de ética.

Divilas falou também sobre sua trajetória, a infância difícil em Caxias do Sul e sobre como foi importante em sua vida encontrar os exemplos certos para se inspirar a tomar as atitudes corretas em momentos de escolha. “Pelo tempo de estrada que tenho já, acredito que a mensagem tenha ficado. A ideia é mostrar pra esse público que esse link entre a educação, o diálogo e acreditar em uma perspectiva de futuro inicia agora”, expressou Chiquinho.

Após a apresentação muitos jovens procuraram o palestrante para ter uma conversa mais aprofundada sobre os temas que foram apresentados, o artista se mostrou receptivo ao contato e disse que é justamente essa proximidade que faz a diferença. “Vale muito mais esse contato do que apenas o público assistindo e aplaudindo ao final”, ressaltou.

A realização da Feira Municipal do Livro de Taquari é da Prefeitura, em parceria com Fecomércio-RS / Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires.

Data de publicação: 02/07/2016

Créditos: Murilo Dannenberg