Um taquariense tem muitos motivos para comemorar. No final do mês de março, ele recebeu a confirmação de que conduzirá a Tocha Olímpica Rio 2016, quando ela passar por Lajeado. Na quarta-feira, dia 22 de junho, o químico Júlio César Coutinho Pereira, de 45 anos, esteve na Prefeitura em encontro que reuniu as representantes da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Taquari, Sabrina Freitas e Mauren Castro, o vereador Leandro Mariante, e os representantes da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Lajeado, a supervisora de eventos Taís Camila Ernesto e o coordenador do revezamento da Tocha, Adilson Luiz Lutz.

A participação do taquariense é possível graças à campanha “Isso é Ouro”, promovida pela Coca-Cola Brasil. Júlio César foi um dos 1.100 felizardos escolhidos pela empresa para participar do Revezamento da Tocha. Essas pessoas foram selecionadas depois de inscreverem histórias “genuínas e inspiradoras”, através de fotos, textos ou vídeos. A seleção começou em novembro do ano passado. Inclusive, representantes da Coca-Cola estiveram em Taquari, na casa de Júlio César.

O revezamento em Lajeado acontecerá no dia 5 de julho, no período da manhã. O que tornará o evento ainda mais especial para Júlio César é que, nessa data, o taquariense comemora seu aniversário. “Sempre tive o sonho de conduzir este símbolo olímpico. Será uma honra”, afirmou.

Cada condutor levará a tocha por cerca de 200 metros, acompanhado por um comboio de carros da Brigada Militar (BM), dos patrocinadores, dos condutores da tocha, do comitê, de imprensa, além de batedores da BM e seguranças.

Saiba mais

A Tocha Olímpica está desde o mês de maio passando por centenas de cidades brasileiras. O “fogo sagrado” surgido na Grécia Antiga iniciou a trajetória nacional por Brasília. Mais de 20 municípios gaúchos o receberão, tais como Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

No Vale do Taquari, passará por Lajeado e Encantado. A previsão de chegada da chama ao Rio de Janeiro é para o dia 5 de agosto, no Maracanã. Os Jogos Olímpicos ocorrem entre 5 e 21 de agosto. Mais de dez mil atletas de 206 países são aguardados. Em 17 dias de evento, serão disputadas 306 provas com medalhas. Será a primeira edição do maior evento de esportes do mundo realizada no Brasil. A próxima Olimpíada será em Tóquio, no Japão.

Data de publicação: 23/06/2016

Créditos: Juliano Kern