Programação acontece de 30 de junho a 4 de julho na Praça da Matriz e na Lagoa Armênia de 30 de junho e 4 de julho.

A Prefeitura de Taquari, através das secretarias de Educação e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, realizou na última sexta-feira, dia 10 de junho, o lançamento da sua primeira Feira Municipal do Livro. O evento, que acontecerá entre os dias 30 de junho e 4 de julho, fará parte da programação de aniversário dos 167 anos de emancipação do município.

“A arte esquenta os corações”, citou o patrono da feira, o escritor taquariense César Alexandre Pereira, na abertura da cerimônia na noite fria de sexta-feira no Theatro São João. Na ocasião, a Prefeitura de Taquari apresentou a programação do evento a autoridades, estudantes, escritores locais e amantes da literatura. A cerimônia ainda contou com a apresentação do projeto infantil Zuando Som.

O patrono da feira aproveitou a sua fala para incentivar os estudantes taquarienses a praticarem a arte de escrever e sugeriu ainda a criação de eventos de premiação como incentivo à escrita e também, no futuro, uma “Academia de Letras e Artes Taquariense”. “Uma Feira do Livro, além de criar leitores, também incentiva àqueles que querem escrever. Os estudantes devem escrever, participarem de um conjunto teatral, comporem uma bela letra de música e se apresentarem para o público, mostrarem os valores da nossa terra”, afirmou César Pereira.

Uma prova da capacidade dos estudantes taquarienses é o slogan do evento:“A cada leitura uma nova aventura”. A frase foi montada através de uma produção coletiva dos alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, com orientação da professora de Língua Portuguesa Fabiana de Paula Machado.

A importância do hábito da leitura entre os jovens também foi ressaltado pelo vice-prefeito, André Brito. “Queremos incentivar as crianças e os adolescentes a entrarem nas histórias dos livros. Através da feira estamos modificando o conceito de festejar o aniversário de Taquari. Estamos valorizando mais a leitura do que um baile e convidamos a todos para prestigiarem a programação”, enfatizou.

A Feira do Livro de Taquari está sendo realizado através de mais uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires. A gerente da unidade, Diane Lacerda Araújo, esteve presente no lançamento do evento acompanhada da assessora Lisiane Giles, e reforçou a parceria da entidade com o município. “Estamos muito felizes em poder contribuir e realizar junto com vocês a primeira Feira Municipal do Livro de Taquari, uma cidade que tem história e tem cultura. A programação da feira inclui atrações culturais, musicais e teatrais e com certeza vai ser incentivadora para àquelas pessoas que ainda não tem o hábito da leitura”, destacou Diane.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, ressaltou a parceria com o Sesc e as iniciativas culturais já presentes em Taquari. Para ele, toda a cultura do município estará se encontrando durante a Feira do Livro. “Todos nós precisamos cada vez mais da leitura para entender o que se passa no nosso município, no Estado, no país e no mundo. Nosso município já conta com diversas iniciativas culturais como a Banda Marcial, a Hora do Conto e a Biblioteca Itinerante da Rodoviária, entre outras, e agora iremos mostrar ainda mais a capacidade cultural do município durante a realização dessa feira, que contará com a participação de diversos escritores locais”, afirmou Maneco.

Além das bancas de livreiros, a programação do evento inclui diversas atrações infantis e infanto-juvenis como os encontros com os escritores Chiquinho Divilas e Caio Riter, contação de histórias com o Grupo Aquarela e os espetáculos teatrais “Banana com Canela” do Grupo VagaMundo e “Contos da Floresta” da Fantomania Teatro de Bonecos. A Feira do Livro de Taquari também tem programada palestra com o escritor Juremir Machado da Silva, momento com escritores, apresentações das escolas do município, momento ecumênico, encontro de carros antigos, Rua do Lazer, show com Daniel Torres, shows de bandas taquarienses e apresentações dos corais da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Tribunal de Contas do Estado, além da Orquestra Villa Lobos da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre.

O lançamento da Feira do Livro de Taquari ainda contou com a presença da coordenadora de Cultura Sabrina Pereira, da secretária de Educação Ana Paula Nunes Arnt, dos vereadores Ramon de Jesus e Luis Porto e de secretários, funcionários da Prefeitura, professores, alunos do município e amantes da literatura.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

30/06 – QUINTA-FEIRA

08h30 – Abertura dos espaços institucionais e livrarias

09h – Encontro com o escritor CHIQUINHO DIVILAS (público infanto-juvenil)

10h – Espetáculo teatral “BANANA COM CANELA” (Grupo de Teatro VagaMundo)

11h - Lançamento Programa REDE SIMPLES (Câmara de Vereadores de Taquari)

TARDE

14h – Encontro com o escritor CHIQUINHO DIVILAS (público infanto-juvenil).

15h – Espetáculo teatral “BANANA COM CANELA” (Grupo de Teatro VagaMundo)

16h – Inauguração da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Praia e Caieira

NOITE

19h – Abertura Oficial da Feira do Livro: Presença de autoridades, escritores locais e da Banda Marcial Municipal