No último domingo, dia 5 de junho, foram realizadas em Taquari os jogos finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2016, a Taça Reis Bebidas/BRX Calçados e Esportes, nas categorias Primeiro e Segundos quadros. Na Veteranos, o time do Colorado já havia garantido o tricampeonato no final de semana anterior, quando derrotou o São José no tempo normal por 2 a 1 e nos pênaltis por 4 a 3.

No Primeiro Quadro deu Avenida. Depois de empatar no jogo de ida, o alvirubro venceu o Independente por 3 a 1 no Estádio Álvaro Quadros e se sagrou campeão. Paulo Matheus, duas vezes, e Jean Felipe marcaram para a equipe o Avenida. Welliton Nunes descontou.

Mas engana-se quem pensa que o Independente saiu do Rincão São José de mãos abanando. Pelo Segundo Quadro, ele superou por 4 a 3, nos pênaltis, o seu rival da Leo Alvim Faller, o Colorado. No tempo normal, o clássico terminou igualado em 1 a 1, gols de Cristiano Labres (I) e Cristano Botelho (C). Os patrocinadores do torneio, Felipe Reis, pela Reis Bebidas, e Júlio Capelão, pela BRX Calçados e Esportes, marcaram presença na final entregando o troféu aos elencos ganhadores.

Confira campeões e vices

Primeiro Quadro: Avenida (campeão) e Independente (vice-campeão).

Segundo Quadro: Independente (campeão) e Colorado (vice-campeão).

Veteranos: Colorado (campeão) e São José (vice-campeão).

Higor Rosa, do São José, é artilheiro no Primeiro e Segundo quadros

O destaque da artilharia em 2016 no Municipal de Futebol de Campo foi o jogador do São José, Higor Rosa. O atleta foi o artilheiro tanto na categoria principal, como entre os aspirantes. No Primeiro Quadro, Higor marcou sete vezes, seguido de perto por Dilvan de Oliveira, também do São José e João Pedro Caminha, do Danados, ambos marcaram  seis gols.

No Segundo Quadro Higor foi responsável por estufar as redes seis vezes para o São José. Na cola dele, Jonas Martins, do Avenida, Ezequiel Ramão, do Independente e Gustavo da Silva, do Colorado, marcaram cinco gols cada.

Já na categoria Veteranos, o maior goleador foi Evandro Freitas, do São José, com 13 gols marcados. Seus principais concorrentes foram: Ari Miguel, do Colorado, com dez e Leandro Rosa, do São José, com nove arremates que alcançaram o fundo do gol.

Goleiros Menos Vazados

Devido à grande rotação de goleiros ocorrida nos times do Municipal, os goleiros menos vazados são difíceis de serem determinados. Estabelecendo um critério de participação em, no mínimo, cinco partidas, os goleiros que se destacaram são: No Primeiro Quadro, Igor de Brito, do São José, que sofreu três gols em cinco jogos; no Segundo Quadro, Sandro Pacheco, do Juventude, que levou oito gols em oito encontros e, nos Veteranos, Claudiomiro Machado, que sofreu dez gols em 11 partidas.

Disciplina

Os times que obtiveram melhor classificação no critério de disciplina foram o Danados no Primeiro Quadro, com 1950 pontos, Colorado no Segundo, com 1200 pontos e São José na categoria Veteranos, com 850 pontos.

Data de publicação: 07/06/2016

Créditos: Juliano Kern e Murilo Dannenberg