Debaixo de um tempo instável e nublado, foram travados no último final de semana, dias 9 e 10 de abril, os duelos correspondentes à sexta rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, a Taça Reis Bebidas/BRX Calçados e Esportes. Após o término do primeiro turno, as equipes agora se concentram em encerrar o returno nas cabeças.

São José (pela Veteranos), Colorado (pelo Segundinho) e Independente (pelo Primeiro Quadro), em caso especial, buscam atingir a melhor campanha geral, resultado que lhes credencia a disputar diretamente a final de suas categorias. O cenário, no entanto, promete render fortes emoções aos torcedores. Isso porque outros clubes estão no encalço dessas agremiações, e terão mais quatro jogos para tentar avançar à semifinal.

Avenida consegue primeiros três pontos pela Veteranos

Passava das 16h de sábado, dia 9, quando os árbitros autorizaram o início dos enfrentamentos válidos pela categoria Veteranos. O destaque da rodada foi o Avenida, que impôs 5 a 3 ao Independente no Seloi Lang. Com a vitória, assinalada por Claudio da Silva, Juarez, Luciano Fazenda (2) e Luiz Adriano Conceição (Jurandir, Rodrigo Góis e Dirceu Veiga descontaram), o time do Passo da Aldeia saltou para a vice-liderança do segundo turno, atrás apenas do Danados, que enfiou 5 a 2 no Juventude fora de casa. Diego Campes (2), Carlos Monteiro, Carlos Bizarro e Cristiano Braga construíram a goleada. Derli da Cruz e Antonio Carlos Vilanova trataram de diminuir o escore.

No Estádio Martins, o Colorado fez o verdadeiro confronto de gente grande frente ao São José, até então 100% no certame. Em seus redutos, o alvirrubro saiu perdendo com gol de Carlos Alexandre Santos, mas buscou o empate graças a Gustavo Pepottone. No geral, o alviazul segue líder, seguido pelo Danados.

Zequinha larga na frente no returno do Segundinho

Marcados para as 14h, os confrontos do Segundo Quadro ocorreram no domingo, dia 10. Contra o Colorado, na Leo Alvim Faller, os aspirantes do São José mostraram força e derrotaram os mandantes por 1 a 0, gol de Icaro Araújo. O Danados, segundo colocado no returno, superou o Juventude pelo mesmo placar em cabeçada salvadora de Renan Bizarro, no último minuto de partida. Por ter melhor disciplina, o São José leva vantagem nos critérios e encabeça a classificação no returno.

A derrota para o Zequinha custou caro para o Colorado, que agora vê o seu rival local, o Independente, se aproximar na classificação geral. Ambos têm 13 pontos, mas o alvirrubro ganha na disciplina e no saldo. O Independente empatou com o Avenida em 1 a 1 no Seloi Lang, gols de Jonas Martins (A) e Mateus Martins (I).

Apenas uma vitória no Primeiro Quadro

Único a sair de campo com três pontos na bagagem, o São José contou com a ajuda do Independente no último domingo. Desde quando deu o primeiro toque na bola, às 16h, o alviverde da Leo Alvim Faller se mostrou disposto a se manter na ponta, mas acabou na igualdade com o Avenida. O empate em 2 a 2 veio através de Francisco Bellini e Lucas Prisco (A), e Lucas Fernandes (I), duas vezes.

Isolado na dianteira, o Zequinha não tomou conhecimento do Colorado no Martins e o goleou por 3 a 0. Alexandre Pinheiro e Higor Rosa (2) estufaram as redes. No Álvaro Quadros, o Juventude ficou no 2 a 2 com o Danados. Vinicius Porto fez os dois gols do alviverde. Augusto Cardoso e Ronald Martins deram números definitivos ao duelo.

Próxima rodada

Na sétima rodada do campeonato, os jogos dos veteranos serão realizados no domingo, dia 17, a partir das 10h. Segundo a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, muitos atletas da categoria representarão a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Taquari em torneio. Aspirantes e titulares permanecem atuando no mesmo horário, às 14h e às 16h, respectivamente.

O São José pega o Danados no Seloi Lang, enquanto o Independente enfrenta o Juventude no Álvaro Quadros e o Avenida encara a equipe do Colorado no Estádio Martins.

Entenda os enfrentamentos

O Campeonato Municipal trouxe novidades para este ano, tanto no que se refere ao regulamento quanto no que diz respeito à fórmula de disputa.

Por exemplo: a equipe que acumular o maior número de pontos nos dois turnos assegura vaga na decisão e, de quebra, garante o mando de campo. Trocando em miúdos: além de ir diretamente para a final, tem a vantagem de decidir o título em casa.

A outra vaga é disputada pelos vencedores de cada turno em confronto único, travado no campo do time detentor de melhor campanha. Independente (no Primeiro Quadro), Colorado (no Segundo Quadro) e São José (na Veteranos) terminaram o primeiro turno na liderança. Caso um deles seja o campeão geral e, portanto, já esteja na decisão, o segundo colocado avança à semifinal.

Classificação geral

Primeiro Quadro

1º - São José, com 14 pontos (1º no returno)

2º - Independente, com 12 pontos (4º no returno)

3º - Avenida, com 11 pontos (5º no returno)

4º - Juventude, com 7 pontos (2º no returno)

5º - Danados, com 5 pontos (3º no returno)

6º - Colorado, com zero (6º no returno)

Segundo Quadro

1º - Colorado, com 13 pontos* (5º no returno)

2º - Independente, com 13 pontos (3º no returno)

3º - São José, com 9 pontos (1º no returno)

4º - Juventude, com 8 pontos (6º no returno)

5º - Avenida, com 5 pontos (4º no returno)

6º - Danados, com 3 pontos (2º no returno)

*Colorado leva vantagem nos critérios.

Veteranos

1º - São José, com 16 pontos (3º no returno)

2º - Danados, com 12 pontos (1º no returno)

3º - Colorado, com 11 pontos (4º no returno)