Primeiro turno do certame terminou no domingo, e definiu as três equipes classificadas para a próxima fase.

Taquari conheceu, no último final de semana, os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, a Taça Reis Bebidas/BRX Calçados e Esportes. Pela Veteranos, nada de zebra: ao vencer seu arquirrival fora de casa, o São José encerrou o primeiro turno da competição absoluto na liderança da categoria.

No Segundinho, destaque para a brava e eficiente reação do Colorado, que superou o Independente em clássico local e o ultrapassou na tabela. O alviverde da Leo Alvim Faller, no entanto, viveu situação completamente diferente no Primeiro Quadro: venceu e acabou favorecido pelo regulamento, fechando as cinco rodadas à frente do Zequinha.

Sem sustos na Veteranos

No sábado, dia 2 de abril, jogando mais cedo no Álvaro Quadros, às 14h30min, o São José continuou com sua luxuosa rotina de vitórias. Por 1 a 0, ele derrotou o Juventude com gol de Jorge Belinni, foi a 15 pontos e manteve os 100% de aproveitamento. O Colorado, que vem logo atrás, impôs 5 a 2 ao Independente com cinco gols de Ari Miguel. Dirceu Veiga diminuiu duas vezes. No Pinheirão, o Danados não teve problemas para despachar por 4 a 1 o Avenida. Carlos Monteiro (2), João Paulo e Diego Campes fizeram o clube do Passo da Aldeia amargar mais uma derrota. Luciano Nunes descontou.

Colorado surpreende no Segundinho

Os duelos da última rodada do primeiro turno do Segundo Quadro ocorreram no domingo, dia 3, antes dos titulares. No Estádio Martins, o Independente, que vinha construindo boa campanha até aqui, perdeu o posto de líder justamente quando não deveria perder. No clássico da Leo Alvim Faller, ele deixou seu rival local tomar a dianteira. O Colorado, que tinha dois pontos a menos, somou três ao golear o alviverde por 3 a 1. Silvio Pinheiro (2) e Luís Fernando Porto anotaram para o alvirrubro. Ezequiel Ramão fez o de honra dos adversários.

O Danados ainda não conseguiu vencer no torneio. Jogando em casa, ele perdeu por 2 a 1 para o Avenida, com gols de Patrick Labres e Carlos Eduardo Souza. Renan Bizarro amenizou o escore. No Rincão, o Juventude derrotou o São José com dois gols de Felipe Reis. Higor Rosa diminuiu.

Melhor disciplina põe titulares do Independente na ponta de cima

A disputa ponto a ponto pela liderança já prenunciava que o campeão do primeiro turno na categoria principal seria decidido no detalhe. Por ter dois jogadores expulsos de campo na partida frente ao Juventude, o São José permitiu a ultrapassagem do Independente, mesmo tendo vencido o clássico por 3 a 0, com direito a três gols de Buda. O alviverde da Leo Alvim Faller, classificado para a semifinal e dono de melhor disciplina, triunfou no Estádio Martins aplicando 5 a 2 sobre o Colorado, gols de Evandro Santos, Flammarionn Silveira, Lauro Carvalho (2) e Ricardo Rosa. Vitor Pereira e Patrick Lima tentaram, sem sucesso, esboçar reação. Já o Avenida, em pleno Pinheirão, ganhou do Danados por 2 a 0, gols de Charles Simas e Robson Lacerda.

Entenda os enfrentamentos

O Campeonato Municipal trouxe novidades para este ano, tanto no que se refere ao regulamento quanto no que diz respeito à fórmula de disputa.

Por exemplo: a equipe que acumular o maior número de pontos nos dois turnos assegura vaga na decisão e, de quebra, garante o mando de campo. Trocando em miúdos: além de ir diretamente para a final, tem a vantagem de decidir o título em casa.

A outra vaga é disputada pelos vencedores de cada turno em confronto único, travado no campo do time detentor de melhor campanha. Independente (no Primeiro Quadro), Colorado (no Segundo Quadro) e São José (na Veteranos) cumpriram com seus compromissos no último final de semana e terminaram o primeiro turno na liderança. Caso um deles seja o campeão geral e, portanto, já esteja na decisão, o segundo colocado avança à semifinal.

Primeiro Quadro

1º - Independente, com 11 pontos*

2º - São José, com 11 pontos

3º - Avenida, com 10 pontos

4º - Juventude, com 6 pontos

5º - Danados, com 4 pontos

6º - Colorado, com zero

* Independente tem melhor disciplina.

Segundo Quadro

1º - Colorado, com 13 pontos