Em encontro na última quinta-feira, dia 7 de janeiro, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e seu vice, André Brito, em comum acordo com os representantes das escolas de samba e das turmas taquarienses, resolveram não realizar o evento neste ano.

Em encontro ocorrido na última quinta-feira, dia 7 de janeiro, na sala de reuniões do Executivo, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e seu vice, André Brito, em comum acordo com os representantes das escolas de samba e das turmas taquarienses, resolveram não realizar neste ano os desfiles de Carnaval e os demais eventos que marcam a data. Conforme combinado entre as autoridades e os líderes das agremiações, os recursos destinados às festas serão investidos na área da saúde e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

Segundo Maneco, atualmente há repasses atrasados para Taquari e também para o hospital, por parte do Governo do Estado, afetando diretamente o funcionamento da instituição e inviabilizando ações na área de saúde no município. “Estamos falando de uma quantia de mais de R$ 1 milhão. Todos os hospitais da região, como Estrela, Teutônia e Lajeado, cortaram serviços. O Isev (Instituto de Saúde e Educação Vida) não cortou, e manteve firme a parceria conosco. Estamos enfrentando dificuldades por uma série de questões, especialmente alguns exames e medicamentos”, disse o prefeito.

De acordo com ele, somente para 2016, a administração terá de repassar mais de R$ 2 milhões em contrapartidas para obras, como a Estrada de Aterrados, dois postos de saúde, pavimentação de 24 ruas, seis praças poliesportivas, duas creches, mais os equipamentos do hospital e duas academias de saúde. “Ao mesmo tempo, também recebemos, nos últimos 30 dias, tanto da Irmãos da Opa quanto da Batutas da Orgia, diversas manifestações de que não estão em condições de desfilar, e não queremos forçar Carnaval. Agora, o momento é completamente diferente. Temos de escolher o que realmente queremos para nossa cidade, e por essa razão optamos por chamar todos aqui para chegar a um consenso”, afirmou.

Valor que seria gasto com a festa pagará exames atrasados da saúde e a manutenção de projeto da Apae

Na oportunidade, Maneco detalhou aos presentes os custos que o Carnaval geraria aos cofres públicos. “Tirando a mão de obra, que envolve funcionários e horas-extras, gastaríamos R$ 190 mil para viabilizar uma estrutura com som, grades, banheiros químicos e mais os auxílios às escolas, praça de alimentação etc. Hoje, esses R$ 190 mil nos dão condições de colocar em dia todos os exames atrasados da Secretaria de Saúde”, revelou, destacando que, com as verbas utilizadas na pasta, será dada prioridade à realização de 31 ecocardiogramas, 126 ecodoppler vascular, 142 ressonâncias magnéticas, 152 tomografias e 550 ecografias, totalizando 1.001 exames, o que zera a demanda existente no município. “Todos sabem do nosso apoio incondicional ao Carnaval de Taquari, mas a vida de nossa comunidade está em primeiro lugar, e o momento econômico nos obriga a fazer opções”, sustentou o prefeito.

O recurso também viabilizará a manutenção do projeto de ambientoterapia da Apae, que atende cerca de 30 crianças, em sua grande maioria portadoras de autismo. O trabalho, até então, era custeado pela iniciativa privada. Com a negativa da empresa de manter o financiamento do projeto, a Prefeitura arcará com os recursos juntamente com Poder Legislativo. “O presidente da Casa, Luís Porto, tomou a decisão de não liberar nenhuma diária durante o ano de 2016 aos vereadores, para contribuir financeiramente com a Apae”, finalizou Maneco.

Data de publicação: 07/01/2016

Créditos: Juliano Kern