O ponto alto das comemorações de Natal em Taquari ocorre na noite deste domingo, dia 13 de dezembro, às margens da Lagoa Armênia. Marcada para começar às 21h, a programação especial conta com as encenações do presépio vivo e da chegada do povo açoriano ao município, espetáculo pirotécnico e show nacional com a dupla João Neto & Frederico.

As atrações fazem parte do 3º Circuito Natal da Comunidade, projeto que é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Ministério da Cultura. Como já é de praxe, a organização do evento montou um grande esquema de segurança e logística para receber o público no principal cartão-postal da cidade. Além de toda a estrutura fornecida pelos órgãos do Governo Federal, a administração municipal terá profissionais de prontidão para auxiliar a toda comunidade taquariense e da região.

Segurança

Segundo o coordenador do Departamento de Defesa Civil de Taquari, Leandro Bittencourt, um forte esquema de proteção envolvendo autoridades policiais do município e de cidades vizinhas deve ser montado à noite para se estender até a madrugada. “O nosso Corpo de Bombeiros também nos dará todo o auxílio necessário. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos apoiará desde Tabaí, onde duas viaturas estarão de prontidão das 19h em diante, com suporte que vem de Lajeado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por sua vez, fará patrulhamentos de hora em hora, assim como a Brigada Militar (BM). O efetivo que vier de fora vai ficar no evento, e o policiamento daqui realizará patrulhas nos bairros. Triunfo também nos comunicou que ficará sob alerta”, conta.

O coordenador ainda garantiu o monitoramento intensivo de todas as vias de acesso ao município. “Tudo isso serve para dar o máximo de segurança aos cidadãos e garantir o direito de ir e vir com tranquilidade. A noite principal do evento deve reunir um grande número de pessoas, e isso repercute na redondeza”, afirma Leandro.

Fique atento ao trânsito

Durante a tarde, o Departamento de Trânsito, juntamente com a Secretaria de Planejamento, instalará bloqueios em algumas ruas que circundam a Lagoa Armênia, para facilitar o movimento dos funcionários incumbidos de montar o aparato de sonorização e de infraestrutura da festa. A passagem de veículos e motocicletas seguirá interrompida no decorrer da noite.

Os pontos de obstrução estarão posicionados na Rua Osvaldo Aranha, em frente ao Banco do Brasil; entretanto, a via que dá acesso às ruas Pedro Michel e Sete de Setembro, na lateral do Centro Administrativo da Prefeitura, não será fechada. Os demais caminhos que levam os motoristas à lagoa, como as ruas General Manoel Lautert, Marechal Deodoro, Sidonio C. Reis, José R. Castro e Leonel T. Alvin, do Colégio Pastor Dohms à Praça da Bandeira, serão interrompidos.

Além das ambulâncias à disposição em caso de emergência, existirá um guarda de plantão em frente ao Instituo de Saúde e Educação Vida (Isev) para liberar a passagem aos condutores que desejarem se deslocar até o hospital. “Teremos três ambulâncias, e em cada uma haverá um técnico de enfermagem. Um veículo ficará posicionado em frente ao antigo prédio da Farmácia Básica, na Rua General Manoel Lautert, outro perto do palco, e mais um na praça de alimentação, na quadra coberta da Praça da Bandeira”, explica o secretário da Saúde e Meio Ambiente, José Harry Saraiva Dias.

Data de publicação: 13/12/2015

Créditos: Juliano Kern