Os contribuintes taquarienses têm até a próxima semana para quitar os débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016. A data de vencimento do tributo na cota única, com 25% de desconto, foi estendida para o dia 7 de abril.

Os contribuintes taquarienses têm até a próxima semana para quitar os débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016. A data de vencimento do tributo na cota única, com 25% de desconto, foi estendida para o dia 7 de abril. O pagamento do imposto parcelado, em até três vezes, também teve as datas prorrogadas. 

Conforme informações repassadas pelo secretário da Fazenda, Adair Souza, o município conta com mais de 12 mil contribuintes. Cerca de cinco mil carnês foram emitidos na Prefeitura. Até o início da tarde de terça-feira, dia 29 de março, já havia sido arrecadado com o IPTU o montante de R$ 855.992,16. O responsável pela pasta, Adair Souza, comentou que se todos os contribuintes pagassem o imposto, o valor arrecadado com o IPTU representaria em torno de 10% da receita bruta do município. “Mas, o pessoal que paga em dia é, em média, 50%, e isso faz com que o valor arrecadado com este imposto represente receita de 5 a 6% do orçamento total”, explicou. 

O montante arrecadado com o IPTU é aplicado em saúde, educação e melhorias em todo o município. Adair comentou, por exemplo, que existe uma mobilização para efetuar trocas de lâmpadas na cidade. De acordo com ele, dentro de alguns dias, as equipes já estarão nas ruas. “Bom ressaltar que todo pagamento efetuado para o município retorna para os munícipes. O retorno é para a cidade. Cabe à administração aplicar bem esse dinheiro”, completou. 

Carnês pela internet 

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de o contribuinte emitir o carnê pela internet. Para fazer isso, basta acessar o portal "Serviços ao Cidadão", acesse http://e-cidadeonline.taquari.rs.gov.br, clique na aba “TRIBUTOS” e, em seguida, em “CONTRIBUINTE”. Logo depois, digite o número de seu CPF ou de seu CNPJ. Saiba em detalhes como imprimir o carnê pelo portal fazendo o download do passo a passo, à disposição no link http://goo.gl/dpNztJ.

 Esclareça suas dúvidas 

Nesta semana, a supervisora do Cadastro da Prefeitura, Giselda Santos de Souza, falou quais são as principais dúvidas dos contribuintes e esclareceu alguns pontos. Acompanhe:

 - Quem for à Prefeitura pegar o seu carnê deve ter em mãos os dados do proprietário do imóvel, tais como RG, CPF, endereço da pessoa. Isso porque está sendo realizada a atualização do cadastro do proprietário. “Importante dizer que no ano passado foi feita a atualização do cadastro do imóvel. Neste ano, a atualização cadastral é do proprietário. As pessoas confundem”, explicou. “Regularizando o cadastro dos proprietários, conseguiremos ter uma comunicação mais precisa entre município e contribuinte”, afirmou. 

- Caso o imóvel esteja no nome de uma pessoa falecida, é necessária a apresentação dos documentos de partilha ou certidão de óbito e CPF, identidade e comprovante de residência do(s) herdeiro(s). 

- Quem efetuou a retirada do carnê antes do anúncio da prorrogação do prazo e ainda não fez o pagamento pode comparecer ao Setor de Cadastro da Prefeitura Municipal para que seja emitido um novo boleto, com os prazos devidamente atualizados. 

Durante a entrevista, Giselda destacou a importância de atualizar o cadastro dos proprietários. “O setor de cadastro é o pulmão da administração. A Prefeitura tem que ter conhecimento de quem são seus contribuintes. Então, essa organização é muito necessária”, afirmou. Por fim, ela fez um pedido aos contribuintes: “Procurem atualizar seus dados. Quem é de fora da cidade, pode ligar, conversar conosco e enviar dados por e-mail, se for o caso. Quem é daqui pode pedir para verificarmos se o cadastro está atualizado. Às vezes, não conseguimos atender no momento, mas podemos retornar a ligação. Nossa função é facilitar a vida do contribuinte”, concluiu.

 Locais de pagamento 

Até a data de vencimento, o imposto pode ser quitado em qualquer agência bancária ou lotérica. Dentro do prazo e também após, o IPTU pode ser pago diretamente no Caixa da Prefeitura Municipal, que funciona junto ao Centro Administrativo. O horário de atendimento externo vai das 8h15min às 12h e das 13h30min às 15h30min. 

Mais informações 

O Setor de Cadastro fica na sede do Centro Administrativo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 31/03/2016

Créditos: Anna Precht/O Açoriano

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