São três dias de atividades, preparando para o retorno dos alunos em 20 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Educação promove uma formação pedagógica, marcando o início do ano letivo. A atividade teve início na manhã desta quinta-feira, no Theatro São João, reunindo professores, equipes diretivas e servidores da rede.

Pela manhã, o professor Saulo Chielle falou sobre desenvolvimento de pessoas em liderança, educação e comunicação assertiva, com a palestra CLIC; à tarde, ele fará o workshop "Como produzir melhor em sala de aula - Alunos mais Felizes e Professores menos estressados”.

Na sexta-feira, pela manhã, o tema será tecnologia com as professoras do projeto MicroKids, desenvolvido junto às escolas desde 2022.

À tarde, a professora e pesquisadora Jaqueline Moll, autora de estudos e livros sobre  Educação Integral no Brasil falará sobre o tópico, que tem sido adotado como um dos principais projetos na rede de educação de taquari nos últimos anos.

Passado o final de semana, o cronograma se reinicia na segunda-feira, dia 19, pela manhã com uma oficina de Planejamento de Sequência Didática e Orientações sobre a Formação Anual promovida pela Univates; seguindo, ainda pela manhã, as professoras da rede pública de Taquari, Profª Cláudia (Educação Infantil - EMEF Emílio Schenk), Profª Grasiela (Anos Iniciais - EMTI La Salle) e Profª Karen (EMEF Osvaldo Ferreira Brandão) foram convidadas para dividir experiências e aprendizados de dentro de suas realidades na profissão. A tarde às equipes serão direcionadas às suas respectivas escolas, onde farão reuniões internas quanto a Organização do Projeto de Escola 2024, a Organização da Recepção e Acolhimento dos alunos e outros tópicos que se façam necessários dentro dos centros de ensino.

A volta às aulas dos alunos acontecerá na terça-feira, após a conclusão das atividades da formação pedagógica,

Na abertura do ano letivo, a coordenadora da Educação, Maristel Charão, falou sobre os avanços na educação nos últimos anos, com abertura de três escolas de educação infantil, encerrando a fila de espera por uma vaga. “Em março de 2023, eram 239 alunos  na lista de espera e hoje é uma satisfação os pais chegarem na secretaria terem o filho na educação infantil”, citou.

O prefeito André Brito falou sobre a importância da educação e do estímulo à leitura nas escolas.

Para esse ano, está prevista mais uma etapa do projeto de implantação do tempo integral. As turmas de primeiro ano das escolas Emílio Schenk, Osvaldo Ferreira Brandão e Timótheo Junqueira dos Santos deverão ter aula nos dois turnos. A ampliação do tempo na escola teve início em 2023 nas escolas La Salle, Pedro Pereira Machado e Álvaro Haubert.

Data de publicação: 15/02/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari