Iniciativa conta com quatro tendas itinerantes que levarão mais de 800 livros para as escolas do município.

Pequeno Príncipe, Robin Hood, Bela Adormecida e Peter Pan, entre outros personagens da literatura, estavam presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Timótheo Junqueira dos Santos, na localidade Rincão São José, na manhã da última terça-feira, dia 14 de junho. Ganhando vida através dos alunos do educandário, os personagens recepcionavam quem chegava para conhecer o novo projeto implantado na escola, a Tenda do Saber.

Através de investimento de R$ 220 mil de recursos para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), a Prefeitura de Taquari implantou o projeto para todas as Emefs. Cada “Tenda do Saber” contém cerca de 200 livros, duas mesas, oito cadeiras e quatro baús. As primeiras escolas que estão recebendo o projeto, além da Timótheo Junqueira, são a Osvaldo Ferreira Brandão, a La Salle e a Emílio Schenk. As tendas passarão de escola em escola promovendo maior acesso à literatura para os alunos e melhor material de trabalho aos professores.

Durante a cerimônia de lançamento do projeto na Timótheo Junqueira também foi realizada a entrega de livros sobre a cultura afroindígena para os professores trabalharem o tema com os alunos em sala de aula. Do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foram disponibilizados um livro para cada estudante.

Após as apresentações de dança e de música dos alunos, a diretora da escola, Rosi Selaimen Martins, enfatizou a importância da aquisição dos novos materiais para o trabalho dos professores. “Essa tenda é um tesouro da cultura para nós e para os nossos alunos, porque tudo que nós fazemos aqui diariamente é pela educação do Brasil. Mesmo nós aqui, no interior, podemos fazer a diferença”, afirmou Rosi.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, ressaltou a importância de investimentos na área educacional do município e aproveitou para convidar os alunos para prestigiarem a 1ª Feira Municipal do Livro de Taquari. “Espero que todos façam um bom uso do projeto. A gente espera que, logo na sequência, possamos investir ainda mais na literatura e na educação como um todo. Nós sempre procuramos dotar as escolas do necessário, com uniforme, material escolar, merenda boa e com a grande maioria de professores concursados. Assim, vamos qualificando cada vez mais a educação do nosso município”, disse.

Data de publicação: 16/06/2016

Créditos: Aline Ben