Autoridades visitaram entidade e acompanharam a iniciativa que atende cerca de 30 crianças do município.

Quatro meses após a administração municipal ter optado por destinar à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) os recursos que seriam aplicados durante o Carnaval deste ano, uma comitiva da Prefeitura, formada pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e pelo vice, André Brito, com o apoio de secretários e de vereadores, visitou a entidade taquariense na manhã da terça-feira, dia 31 de maio, para acompanhar de perto a continuidade do projeto de ambientoterapia, executado com crianças autistas duas vezes por semana.

Até então auxiliada pelo setor privado, a iniciativa recebeu aporte financeiro do Poder Público e ainda contou com a ajuda da Câmara de Vereadores, que se comprometeu a não retirar nenhuma diária a fim de garantir a manutenção do atendimento aos assistidos da Apae. Presente junto às autoridades na visita especial comandada por Maneco, a diretora da instituição, Nilvana Lazzarini Machado, reforçou a importância que a ambientoterapia exerce na vida dos pequenos e de seus pais. “Devemos uma prestação de contas à comunidade, pois buscamos ao lado da Prefeitura o seguimento desse projeto, já que houve a opção de se investir em saúde e educação. A parceria entre a Apae e a Prefeitura precisa continuar, pois a cada dia aparecem mais pessoas que necessitam”, afirmou.

Iniciada no ano de 2014, depois de a entidade acolher crianças com autismo, a ambientoterapia hoje possui uma equipe de profissionais especializados nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e pedagogia. “Frequentemente realizamos reuniões para discutir o atendimento da criança, de forma que ela possa crescer. O objetivo é inseri-las em atividades terapêuticas, almoços etc., e prepará-las da melhor maneira possível para a vida”, declarou Nilvana.

Em seu pronunciamento, Maneco destacou o respaldo que o Executivo deu à Apae em tempos de turbulência econômica e ainda lembrou o esforço feito para seguir com o andamento do projeto. “Depois que a iniciativa privada parou de patrociná-lo, o que é normal em tempos de crise, nos movemos para poder viabilizar sua continuação. Estamos investindo cerca de R$ 40 mil por mês, ou seja, quase meio milhão de reais por ano para manter esse serviço de excelência. E sabendo de sua importância, queremos melhorá-lo quando a situação financeira estiver mais confortável. Não podemos nunca aceitar retrocesso em serviço público. É inaceitável que um hospital pare de atender uma especialidade ou uma organização deixe de oferecer um projeto. Cabe a vocês cobrar da administração, seja ela qual for”, disse o prefeito.

Maneco também defendeu as conquistas e os investimentos do campo da saúde alcançados nos últimos anos e a continuidade do projeto de ambientoterapia com o cancelamento do Carnaval deste ano. “Foi uma decisão difícil, mas que se mostra acertada, principalmente agora que vemos o tratamento que as crianças recebem durante as atividades. Além da ambientoterapia da Apae, os recursos que seriam utilizados no Carnaval já foram aplicados em mais de 250 exames de imagem e outros mil procedimentos laboratoriais. Inúmeros são os outros benefícios atingidos. Podemos citar, por exemplo, os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no hospital. No início da administração, tínhamos duas unidadesde ESF (Estratégia de Saúde da Família); hoje, há quatro. Serão seis quando concluirmos as restantes. Isso não é custo algum, e sim investimento em saúde básica e no bem estar das pessoas”, finalizou.

O presidente do Legislativo, Luís Porto, ressaltou o projeto “Diária Zero”, cuja proposta visa a repassar à Apae o dinheiro que seria utilizado em diárias. “Já estamos no quinto mês sem retirar nenhuma diária na Câmara de Vereadores. Não me recordo quando foi a última vez que isso ocorreu. Nos colocamos sempre à disposição da comunidade. No caso da Apae, somou-se o apoio da Prefeitura. É importante que a população saiba dessas informações. Tudo aquilo que fazemos é em prol da comunidade”, sustentou.

Data de publicação: 01/06/2016

Créditos: Juliano Kern