Na última segunda-feira, dia 18 de abril, uma reunião nas dependências da Secretaria de Educação tratou sobre o projeto “Elefante Letrado”. A iniciativa consiste em uma biblioteca digital online para crianças de cinco a 11 anos, com a disponibilização de centenas de livros em português e inglês, áudios e jogos educativos. Na ocasião, a conversa reuniu o secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa, as coordenadoras do projeto, Karina Tedesco e Ana Cardoso, a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emílio Schenk, Maria Sirlene da Rosa, a diretora da Emef Osvaldo Ferreira Brandão, Iara Maria Fazenda e a instrutora de informática do educandário, Nina Rosa D’Ávila.

Projetada para motivar o interesse e a evolução na leitura, a biblioteca é dividida em níveis progressivos de acordo com as habilidades de leitura, compreensão e interpretação de cada criança, atendendo aos descritores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Além disso, a plataforma oferece um painel de relatórios aos professores, onde eles podem acompanhar as atividades realizadas pelos alunos e observar o progresso da turma.

As escolas municipais Emílio Schenk e Osvaldo Ferreira Brandão foram os educandários beneficiados pela doação da Biblioteca Digital “Elefante Letrado” neste ano. A primeira escola a receber a doação no município foi a Emílio Schenk, em formato experimental ainda em novembro do ano passado. Cerca de 14 turmas de alunos, do 1º ao 5º ano, leram quase cinco mil livros e realizaram mais de duas mil tarefas relacionadas a leitura na edição piloto do projeto em Taquari.

Data de publicação: 20/04/2016

Créditos: Vanessa Porto