Equipes das secretarias trabalham desde a noite da segunda-feira na remoção das pessoas

Moradores ribeirinhos e de áreas alagáveis passaram a terça-feira em alerta. Desde a madrugada de 5 de setembro, servidores da Prefeitura de Taquari, secretarias de Obras, Setor de Elétrica, Trânsito, Defesa Civil, do grupamento do Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham removendo famílias. A Brigada Militar também colocou as guarnições à disposição para auxiliar nas remoções.

Até a tarde da quarta-feira, 6 de setembro, eram 27 famílias desalojadas em Taquari, o que corresponde a 96 munícipes, moradores, na em sua maioria, das localidades de Beira do Rio, Caramujo, Rincão, e dos bairros Praia e Passo da Aldeia. Conforme levantamento da secretaria da Assistência Social, estão em casas de parentes e amigos, 11 famílias (25 munícipes). Os demais estão alojados em pavilhões no bairro Praia. Voluntários do grupo de náutica também ajudam na remoção das famílias e resgate de pessoas ilhadas.

A cota de inundação do nível foi alcançada no meio da tarde da terça-feira, com 8,5 metros de altura. Naquele momento, contabilizavam-se 36 pessoas desalojadas.

Mas a mobilização iniciou bem antes disso, diante das notícias de cheia que chegavam da região mais alta do curso do Taquari.

O vice-prefeito, Ramon Kern de Jesus Silva se manifestou por volta das 23h da segunda-feira. Através das redes sociais, ele pediu que as pessoas das áreas de risco se deslocassem. No final da segunda-feira, a Defesa Civil do município e o grupamento dos Bombeiros passaram nas casas dos ribeirinhos do bairro Praia avisando sobre a previsão de enchente.

O trânsito foi bloqueado em algumas ruas do bairro Praia, a partir da praça da Xìcara, para não comprometer o trabalho. “É um grave momento que estamos vivendo no Vale do Taquari, com a segunda maior enchente na região. As nossas equipes estão todas na rua para acolher os que estão passando necessidade no nosso município. Pedimos a solidariedade das pessoas para fazerem doações”, disse o prefeito André Brito, na manhã da terça-feira.

As escolas da rede municipal Timotheo Junqueira dos Santos, localizada em Rincão São José, EMEI Pequeno Aprendiz e EMEF Pedro Pereira Machado, de Amoras, tiveram as aulas suspensas, decorrente da impossibilidade do transporte dos alunos. Os professores enviaram atividades para os estudantes realizarem de forma remota.

O prefeito anunciou na tarde da terça-feira, o adiamento do desfile cívico, programado para a quinta-feira, 7 de setembro, devido à enchente que atinge o vale, pela previsão de chuva e porque grande parte das bandas marciais são das regiões atingidas. “Vamos tentar nos organizar com essas bandas e ver a possibilidade de marcar um outro dia”, afirmou o prefeito.

Ainda sobre a situação nos municípios vizinhos, foram disponibilizados leitos do Hospital São José.

Na manhã da quarta-feira, 6, o nível do rio atingiu 12m, chegando a uma marca histórica. A água encobriu a avenida Getúlio Vargas, acesso ao bairro Praia, e submergiu as casas ribeirinhas. No Tingueté, no bairro Colônia 20, as casas também ficaram debaixo da água do arroio, ocasionando mais uma marca da cheia histórica.

Doações

Estão sendo arrecadados alimentos, produtos de higiene e limpeza, água potável e cobertores para os atingidos pela cheia de todo o Vale do Taquari.

Os donativos podem ser entregues na emergência do Hospital São José (24 horas) e na secretaria da Assistência Social/CRAS, que estará aberta no horário administrativo, mesmo durante o feriado e a sexta-feira, 8, quando será ponto facultativo na Prefeitura.

Data de publicação: 06/09/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari