Lei foi aprovada na última semana pelo legislativo

Um dos pratos típicos de Taquari e que fora do município não é tão conhecido, foi reconhecido com patrimônio cultural. Trata-se do fervido, comida típica do período do inverno e feita com carnes e legumes.

O reconhecimento ocorreu através de um projeto de lei, aprovado na última semana pelo legislativo. O fervido é de origem espanhola e sofreu adaptações regionais. Ganhou um toque do índio brasileiro e passou a ser chamado pelos portugueses de "cozido" ou "fervido".

"A identidade de nossos povoadores açorianos deve ser preservada, registrada e protegida de forma legal, juridicamente, para não deixar cair no esquecimento a história daqueles que aqui chegaram e, com suas mãos e seu trabalho, construíram nossa cidade", afirma a Coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas.

O vice-prefeito Ramon de Jesus, à época vereador e proponente do projeto, destacou a importância de preservar a cultura taquariense. “A aprovação desta lei transforma um dos pratos típicos da nossa cidade em patrimônio reconhecido, fazendo com que a nossa história seja preservada”, destacou.

Data de publicação: 10/05/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi