Novo site garante mais transparência e acesso à informação para a comunidade.

Com o objetivo de ampliar a transparência da administração municipal e facilitar o acesso aos serviços oferecidos, a Prefeitura de Taquari colocou no ar nesta semana seu novo site, que pode ser acessado através do endereço www.taquari.rs.gov.br. O portal é uma ferramenta produzida pela empresa de Lajeado, Visãoi, que também foi responsável pelo site da Prefeitura de Canos, considerado referência pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para apresentar as novas funcionalidades do site, a administração marcou o evento de lançamento do portal para a próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, às 19h, na Câmara de Vereadores.

De acordo com o prefeito, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, o destaque do novo site é a melhor funcionalidade e a transparência das informações da Prefeitura. “Nossa ideia é sermos cada vez mais transparentes. No topo do site já estão disponíveis os links para o Portal da Transparência, Serviços Ao Cidadão, Acesso à Informação e Ouvidoria, que são serviços exclusivamente de prestação de contas e informação, que mostram a nossa preocupação em disponibilizar um acesso fácil à população”, afirma.

A adaptação do conteúdo e a alimentação do site, realizados pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura, incluem o abastecimento de todas as leis e todos os decretos do município de Taquari. Através do portal é possível consultar a primeira lei do município, datada de 1947. Também são disponibilizadas informações turísticas e de projetos da Prefeitura. Com um clique é possível participar de enquetes, acessar vídeos, dados e a história do município, bem como fazer o download em alta resolução dos símbolos de Taquari como a bandeira e o brasão oficiais.

O site também é adaptado com um espaço de Acessibilidade, para pessoas que tenham dificuldades no uso do mouse, ou necessitem ajustar contrate e tamanho da fonte do site para melhor visualização. “Incluímos informações detalhadas das secretarias e departamentos da Prefeitura, com telefones de contato, e-mails e endereços. Preparamos o site para ele estar 100% de acordo com as exigências do TCE. É possível, em poucos cliques, consultar salários de servidores, nos mandar um e-mail e acessar publicações oficiais, licitações e informações de concursos e do pagamento do IPTU”, explica o prefeito.

Segundo Maneco, tudo isso foi trabalhado para que a população tenha transparência total no que se refere ao andamento dos editais, da contratação de serviços e até mesmo dos salários dos servidores públicos. “As informações da Prefeitura nunca estiveram tão acessíveis para os taquarienses como agora. Com acesso à internet todos podem pesquisar no que estamos investindo o dinheiro do município. Com o espaço de Acessibilidade o site facilita a consulta de todos, mesmo quem possui algum tipo de necessidade especial”, afirma.

O lançamento do site na próxima segunda-feira, dia 23, é aberto ao público. A partir das 19h, na Câmara de Vereadores, o prefeito irá apresentar as principais novas funcionalidades do portal. Todos estão convidados a comparecer e sanar dúvidas.

Data de publicação: 18/11/2015

Créditos: Aline Ben