Rota lusitana ligará Uruguai com 13 cidades gaúchas

olônia do Sacramento, um dos destinos mais encantadores e visitados do Uruguai, agora faz parte de uma nova rota turística, elaborada principalmente para os viajantes gaúchos viverem experiências memoráveis. A Rota do Império Lusitano do Sul foi lançada no dia 25 de março, durante a 36ª Feira de Negócios Turísticos Ugart, e tem a cidade uruguaia como o único destino internacional.  Essa é a primeira rota que liga destinos gaúchos com o Uruguai
Além do destino uruguaio, Taquari e outros 12 municípios gaúchos participam da rota: Torres, Rio Pardo, Mostardas, Taquari, Piratini, São José do Norte, Viamão, General Câmara, Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Triunfo, Rio Grande e Porto Alegre. Todos foram marcados pela colonização luso-açoriana, por este motivo foram escolhidos para fazer parte da rota.

Na ocasião, os destinos que compõem a rota apresentaram atrativos turísticos e a herança açoriana. A coordenadora de Turismo de Taquari, Sabrina Freitas, participou da 36° Feira de Negócios Turísticos Ugart, e apresentou Taquari. Foi uma experiência incrível, poder falar do potencial turístico de Taquari, da história fortemente alicerçada nas raízes açorianas, na gastronomia, na religiosidade, na hospitalidade, nos eventos, principalmente no que diz respeito ao Natal Açoriano em Terra Gaúcha. Poder mostrar imagens do Rio Taquari, dos casarios, da Lagoa Armênia em finais de semana, cercada por admiradores e no Natal Açoriano iluminada pelas cores das luzes, circundando as águas com milhares de pessoas admirando nosso maior evento”, destacou Sabrina Freitas.

Esta é a primeira vez que um destino internacional assinou um memorando com o Rio Grande do Sul para realizar um projeto na área do turismo.

“É mais uma conquista para nossa município, valorizando a nossa história e potencial turístico, o que a fomentar também a atividade econômica em Taquari”, comemorou o prefeito André Brito.

Rota para viver sem pressa

Ao desbravar cada um dos destinos na Rota do Império Lusitano do Sul, o viajante terá a oportunidade de entrar em contato com os atrativos herdados da colonização. A rota está em processo de desenvolvimento e deverá ser explorada sem pressa e curtindo cada momento. A proposta é a de que o visitante possa se aprofundar na história e cultura dos lugares, criando uma sensação de pertencimento às localidades pelas quais passar. Praias, lindas paisagens, igrejas, museus, ruas históricas e até mesmo os famosos doces de Pelotas fazem parte do roteiro.

Os viajantes que optarem por concluir a rota indo até o destino uruguaio irão se surpreender com as novidades e os atrativos. Construções antigas, ruas históricas, museus, ótima gastronomia e um roteiro com vinícolas fazem parte dos atrativos turísticos de Colônia do Sacramento.

Data de publicação: 05/04/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi