Um dos diretores do curta é o taquariense Leonardo Rosa, graduando em Cinema e Audiovisual pela UFPel

O renomado festival de documentários suíço Visions du Réel anunciou nesta terça-feira, dia 15, a seleção oficial de sua mostra competitiva Opening Scenes, que conta com o curta-metragem “Madrugada”, dirigido pelos realizadores gaúchos Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza. O filme, híbrido de documentário e ficção, conta a história de uma noite de trabalho de Daniel e Soninho, coletores de soja do porto de Rio Grande.

O filme teve sua estreia nacional em janeiro de 2022 na Mostra de Cinema de Tiradentes, na Mostra Foco, principal seleção competitiva de curtas do festival, e terá sua estreia internacional no 53° Visions du Réel, que acontece na cidade de Nyon, na Suíça, entre os dias 07 e 17 de abril.

“Ter essa seleção oficial é extremamente gratificante! Antes de termos a confirmação da seleção no Visions du Réel tivemos muitos meses de incerteza, visto que o festival exigia ineditismo - o filme não poderia passar em nenhum outro festival antes de ter sua estreia internacional no Visions. Isso exigiu muitas trocas de email entre nossa produção e a curadoria de festivais interessados no filme, contando que tivemos nossa estreia no Brasil na Mostra de Cinema de Tiradentes, algo do qual não estávamos dispostos a abrir mão. Sendo assim, traz muita satisfação ter esse selo em nosso projeto, tendo consciência de que é um projeto 100% independente e que está levando a cultura e identidade local para um espaço tão disputado quanto esse festival suíço. Saber que somos os responsáveis por botar esse holofote em histórias daqui é uma ótima sensação!”, comemora um dos diretores, o taquariense Leonardo Rosa.

O projeto foi iniciado em 2019, quando foi contemplado pelo edital ProCultura da prefeitura de Rio Grande, mas teve suas gravações, planejadas para 2020, canceladas pela pandemia de COVID-19. Sua produção foi retomada em 2021, após o edital SEDAC n°10/2020 - Aquisição de Bens e Equipamentos, da Lei Aldir Blanc, contemplar a produtora do filme, Saturno filmes, e sua co-produtora, Noz Audiovisual.

O filme foi finalizado ainda em 2021 nos estúdios do Tecnopuc Tecna, graças a parceria firmada através do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, tendo em vista que o curta-metragem é o TCC dos realizadores.

O filme conta a história de trabalhadores informais do Porto de Rio Grande. A zona industrial, localizada na Barra da cidade, que instigou os diretores a desenvolver uma narrativa sobre esse lugar com os sujeitos reais desse espaço. Leonardo e Gianluca se aproximmaram intimamente dessas pessoas e criamos conjuntamente um recorte dessa rotina, observando o dia-a-dia das atividades realizadas e a relação que se criava no ambiente de trabalho. Todo o roteiro foi realizado com pessoas/atores não familiarizados com a rotina de fazer um filme, o quComo estávamos lidando com atores que não estavam familiarizados com o fazer de um filme. Dessa forma, o filme não continha um roteiro clássico, porém descrição de cenas do cotidiano desses trabalhadores que seriam reencenadas junto deles.

A direção e produção do filme poderá marcar presença na edição presencial do Visions du Réel graças à contemplação da produtora Saturno Filmes no edital Prêmio Iecina/Primavera Gaúcha, que financia a presença de realizadores gaúchos em festivais e mercados audiovisuais internacionais.

Dessa forma, além de prestigiar o festival, a equipe do filme poderá participar do Opening Scenes Lab, programa de atividades profissionais do VdR-Industry, que dará aos realizadores a chance de conhecer o mercado do cinema documental. Os representantes do filme poderão conhecer tomadores de decisão e possíveis parceiros para a distribuição do filme ou de futuros projetos, além de receber aconselhamento pessoal de profissionais da indústria.

Criado em 1969, o Visions du Réel é um dos principais festivais de documentários da Europa. Conhecido não somente pelo seu perfil curatorial, mas também pela sua Indústria, um dos mercados cinematográficos mais avançados da Europa, apresentando uma grande oportunidade de networking. Além disso, os filmes selecionados do festival se tornam parte de sua Biblioteca de Mídia, plataforma disponível exclusivamente para cerca de 1.600 profissionais (distribuidores, agentes de vendas, operadores de cinema, compradores de TV, imprensa internacional, financiamento e programadores de festivais internacionais de cinema).

SOBRE OS DIRETORES:

Leonardo da Rosa (Taquari/RS) e Gianluca Cozza (Rio Grande/RS), são realizadores gaúchos, graduandos em Cinema e Audiovisual pela UFPel. Seu trabalho é focado no retrato do trabalhador do sul do Brasil, através de um hibridismo entre documentário e ficção. Seu último projeto, o curta-metragem Construção, de 2020, foi um dos 10 melhores filmes de 2020 pela ABRACCINE e o melhor filme gaúcho pela ACCIRS, presente nos principais festivais brasileiros. Os dois já tiveram passagens pelo Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, Mostra de Tiradentes, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Festival Internacional de Cine de la UNAM - FICUNAM, no México, entre outros.

Data de publicação: 15/03/2022

Créditos das Fotos: Divulgação