Ocorrido nas dependências do Instituto Estadual de Educação (I.E.E.) Pereira Coruja, pleito mobilizou 2.787 taquarienses.

A população taquariense foi às urnas no último domingo, dia 6, para escolher os cinco novos representantes do Conselho Tutelar do município. O pleito, ocorrido nas dependências do Instituto Estadual de Educação (I.E.E.) Pereira Coruja, mobilizou 2.787 eleitores. A divulgação do quinteto vencedor aconteceu cerca de uma hora após o final da votação, que se estendeu das 8h às 17h. Elegeram-se Alvinho, com 1.162 votos; Rosinha, com 1.087 votos; Mara do Valmir Pinturas, com 1.084 votos; Ivone Kanenberg, com 1.036 votos; e Eliane Santos, com 960 votos.

Na suplência, ficaram Fabrícia da Pinheiros/Duttra, com 872 votos; Ana Lúcia dos Santos, com 826 votos; Sandro Forgiarini, com 823 votos; Max Politta, com 757 votos; e Tânia Andrade, com 613 votos. Os novos conselheiros assumem o cargo em janeiro de 2020, com mandato válido por quatro anos. Em 2019, o processo de votação ganhou mais agilidade. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) disponibilizou urnas eletrônicas para 227 cidades gaúchas, entre elas Taquari.

No total, foram 10 urnas no Pereira Coruja, espalhadas pelo ginásio de esportes do educandário, algumas salas de aula e também no espaço utilizado pelo curso de aplicação. Para Cássio Reis, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), a eleição foi tranquila. “Um domingo de muito trabalho e muitas preocupações para que tudo desse certo. Finalizamos o processo sem incidentes”, comentou.

Segundo Cássio, apesar da disputa não envolver tantas pessoas quanto a primeira, realizada em 2015, a população de Taquari esteve presente em bom número no Pereira Coruja. “Tivemos cerca de 15% dos eleitores aptos a participar registrando seus votos. Também é importante ressaltar o belo trabalho de todos os voluntários que se disponibilizaram para auxiliar na organização: presidentes de seções, mesários, equipe de apoio, candidatos, ficais, enfim, muitas pessoas se dedicaram e colaboraram”, salienta, emendando um agradecimento. “Em nome da Comissão Eleitoral, obrigado à Escola Pereira Coruja, pela cedência do espaço físico e de toda a bela estrutura da instituição para o andamento do processo”, conclui.

De acordo com o Comdica, os próximos passos são avaliações de possíveis recursos e formulação de editais para finalização do processo eleitoral, prevista para 1º de novembro. Tudo seguindo o cronograma do Edital 001/2019, que regulamenta a escolha dos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024.

Confira a colocação de cada representante

1ª vaga: Alvinho (1.162 votos)

2ª vaga: Rosinha (1.087 votos)

3ª vaga: Mara do Valmir Pinturas (1.084 votos)