O prefeito André Brito assinou na tarde desta quinta-feira (13/01) o Decreto Municipal 4.333/2022, que declara situação de emergência em Taquari devido a estiagem. Os dados levantados pela Defesa Civil apontam que desde meados de outubro do ano passado, o município sofre com a estiagem, estendendo-se até hoje, causando danos materiais e prejuízos sociais e econômicos.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura, hoje há uma solicitação de 42 famílias pedindo água, entre pedidos para consumo humano e manutenção da produção agrícola. Já, conforme dados da Emater, os cursos de água ainda não se recuperaram após as secas de 2019 e 2020, ocasionando maior impacto no período de estiagem atual. Uma das culturas mais atingidas é da produção de milho, seguida pela bovinicultura, onde as pastagens estão severamente prejudicadas.

“Analisamos a situação de Taquari, e é substancial a perda dos nossos produtores rurais. Diante disso, decidimos pelo Decreto e vamos trabalhar para auxiliar os nossos agricultores de todas as formas, mas neste momento, em especial, com recursos para captação de água e suporte técnicos”, afirmou o prefeito André Brito.

Importante

O decreto de emergência, após ser assinado pelo prefeito, ainda precisa ser avalizado pelo Governo Estadual e o Federal. Este documento sinaliza uma situação adversa no município e pode auxiliar na busca por auxílio estadual e federal para atender aos produtores prejudicados pela estiagem.

Data de publicação: 13/01/2022

Créditos das Fotos: Divulgação