Espaço deve receberá estudantes a partir desta semana

om capacidade para 120 alunos, e com uma estrutura moderna e acessível para atender a todos os estudantes, a administração municipal inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Darcy Ribeiro, localizada no bairro Leo Alvim Faller, no último sábado, dia 16/10.

A construção da escola de educação infantil iniciou em junho de 2016, com um investimento de R$ 1.372.954,76, através de emenda parlamentar do então deputado federal Vieira da Cunha e investimento da Prefeitura.

Nós estamos aqui para construir, e isso tem que ser fundamental na vida de todos nós. Além desta escola que inauguramos hoje, estamos com mais duas escolas de educação infantil, que vamos concluir para atender as nossas crianças. “Pois queremos iniciar no ano que vem sem fila de espera para educação infantil”, destacou o prefeito André Brito. A expectativa da administração é ter vaga excedente. “Aqui na EMEI Darcy Ribeiro a quadra, praças de esporte e caminhada. Vamos construir espaço esportivo para agregar na educação e que será disponibilizado, também, a população do bairro. Tudo com recursos próprios, em um investimento de cerca de R$ 1 milhão” afirmou o prefeito.

A secretaria de Educação realiza os últimos ajustes para iniciar as aulas, nesta segunda-feira,18/10, estão sendo definidas as turmas e a logística de transporte. Os primeiros alunos devem iniciar as aulas na próxima quarta-feira. Conforme o prefeito André Brito, a abertura do educandário possibilitará a volta sem o rodízio semanal das crianças e possibilitará que alguns alunos da educação infantil de escolas estaduais (que atuam em parceria com o Município) sejam remanejados para a nova escola.

O patrono da nova escola, Darcy Ribeiro, foi antropólogo, educador e romancista. Nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922, e faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997. Participou, com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor e, nos anos de 1980, coordenou o Programa Especial de Educação e implantou os Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto revolucionário que dava assistência em tempo integral, incluindo atividades recreativas e culturais.

A escolha do nome do patrono foi realizada pela professora Maria Consuelo Saraiva Dias (Teteia), enquanto Secretária de Educação Municipal no ano de 2014. Teteia faleceu em 2018.

Durante a solenidade, alunos das EMEFs Emílio Schenk e Osvaldo Ferreira Brandão realizaram a apresentação de uma música. Já o Pastor Romeu Quadros, da Comunidade Cristã Restaurar, abençoou o espaço. Logo após, a diretora da escola infantil, Gracieli Marques, mostrou o educandário para autoridades e população em geral.

Participaram da solenidade o prefeito de Taquari André Brito; o vice-prefeito, Ramon de Jesus; a Coordenadora da Secretaria de Educação, Maristel Charão, os vereadores, Luis Porto, Leandro Rosa, Ana Paula Arnt, Ademir Fagundes, Sérgio Pereira, José Harry, Maria do Carmo, Aldo Gregory e Felipe Reis; o prefeito de General Câmara, Helton Barreto; o Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Vieira da Cunha; o Promotor de Justiça, André Prediguer; o Coordenador da Polícia Rodoviária Estadual, Otávio Junior; o assessor da Bancada do PDT da Câmara de Porto Alegre, Júlio Eheser; além de servidores municipais, presidentes de conselhos e população em geral.

Data de publicação: 18/10/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi e Maria Flávia Dias