No bairro Parque da Pedreira, foram 135 canos apenas na Rua José de Moraes Pereira

O bairro Parque da Pedreira, localizado na região central do município, sofre com alagamentos das ruas mais baixas. A situação se tornou rotineira dos moradores e alguns chegaram a perder móveis, e construíram contenções nos muros para evitar que as águas invadissem as residências.

Para resolver essa situação, e de outros pontos críticos, a Prefeitura adquiriu mil metros de canos para reformulação da rede e resolver diversos pontos de alagamento em Taquari, especialmente nos lugares mais críticos. Conforme o prefeito André Brito, esse é o primeiro passo para resolver o problema de alagamentos em Taquari, dando continuidade ao trabalho de melhorias nas vias públicas “Neste momento vamos atuar nos pontos mais críticos. Avaliamos diversas situações. Por isso é necessário esse investimento e essa frente de trabalho”, afirmou.

Na Rua João de Moraes Pereira, no Parque da Pedreira, e um dos pontos mais críticos de alagamentos, foram instalados 135 canos de um metro de diâmetro. Essa tubulação estará interligada a uma galeria na Rua Albertino Saraiva, que a Secretaria de Obras nesta semana trabalha na instalação na canalização. Com a conclusão do serviço no bairro, a expectativa é acabar com as situações de alagamento.

Além dos pontos no Bairro Parque da Pedreira, a administração municipal, através da Secretaria de Obras, seguirá realizando a manutenção da rede de escoamento de água, em especial nas áreas mais críticas e com possibilidade de alagamentos.

“Em poucos dias fizeram o trabalho de 20 anos”

Eluza Gomes, moradora da Rua João de Moraes Pereira, comemora a agilidade na obra para instalação dos canos. “Realizaram um trabalho muito bem feito e em tempo recorde. Agora nossa expectativa é que parem os alagamentos”, disse. A comerciária mora há 23 três no bairro e destaca a preocupação da gestão em resolver a situação. “Em poucos dias o Círio (Círio Lopes, coordenador da Secretaria de Obras) e o pessoal deles estiveram aqui e trocaram todos os canos. A Prefeitura está de parabéns por esse serviço”, finalizou.

Fomos lembrados”

“Anna Beatriz Bilhar, relata que já havia feito inúmeros pedidos para resolver a situação, sem obter sucesso. “Eu já tinha feito três protocolos pedindo canos para nossa rua, mas só agora e no início desta gestão que fomos ouvidos. Agora, com os canos aqui, a nossa esperança é que o problema dos alagamentos pare”, falou. A professora da rede pública destaca que a administração municipal soube atender e ouvir a população do bairro em um pedido tão urgente. “Estão todos de parabéns, pois nós éramos esquecidos e agora fomos lembrando. Precisamos de pessoas com empatia na gestão, que olhem para gente como estão olhando agora. Eu só tenho a agradecer”, afirmou. Ela finaliza pedindo que agora a rua também seja calçada.

Agora vamos ficar mais tranquilos”

Ana Vieira, moradora há 23 anos da Rua João de Moraes Pereira, relata que o início dos alargamentos  foi no ano 2000 e de lá para cá foram se agravando. A aposentada lembra que em um natal, ao invés de celebrar a ceia, passaram a noite levantando os móveis. “Eu já tive que trocar toda a minha mobília, pois devido os alagamentos acabei perdendo tudo”, lembra. Como medida de evitar mais perdas, a aposentada construiu uma contenção junto ao muro da residência como medida de prevenção. “Acredito que agora vamos ficar mais tranquilos com essa nova tubulação e, assim, podermos viver sem alagamentos”, falou.

Data de publicação: 31/03/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi