O município de Taquari é um dos 15 participantes do Programa de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari. Estes municípios devem ser ativos na preservação da mata restante, além do plantio de novas mudas para expansão do bioma característico

A tarde desta terça-feira, dia 10, foi de esclarecimento de dúvidas e orientações técnicas sobre a proteção da Mata Ciliar das margens do Rio Taquari. Em audiência realizada às 14h na Câmara de Vereadores do município taquariense, a Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente, Drª Andrea Almeida Barros conversou com moradores ribeirinhos sobre a legislação que envolve este tipo de  vegetação, tão importante para o ecossistema e a biodiversidade. A reunião contou a participação da Prefeitura de Taquari, através da responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Marília Souza, o responsável pela Secretaria do Planejamento, Cláudio Santos, e o vereador Ramon Kern representando a Casa do Poder Legislativo.

Conforme discutido na Audiência, o papel dos moradores que residem em áreas ribeirinhas, de acordo com o Programa e legislação vigente, é: Permitir vistorias por parte da Secretaria ou Departamento responsável pelo Meio Ambiente; assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado, isolar a área ou fazer os devidos plantios; cuidar e preservar a vegetação para próximas gerações; inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR) a área recuperada como Reserva Legal e utilizá-la mediante Plano de Manejo.

Durante a Audiência, a Promotora Andrea Barros procurou ressaltar estas e outras questões aos moradores que se fizeram presentes. “A mata ciliar é importante para a biodiversidade do local, ela possibilita a manutenção e o desenvolvimento da fauna e da flora nessas áreas”. salientou. “Temos o direito usarmos nosso meio ambiente, de vivermos, mas temos obrigação de deixá-lo para as próximas gerações” frisou Barros.

O município de Taquari é um dos 15 participantes do Programa, junto com: General Câmara, Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Colinas, Encantado, Roca Sales, Muçum e Santa Tereza. Estes municípios devem ser ativos na preservação da mata restante, além do plantio de novas mudas para expansão do bioma característico da nossa região.

Com mais de dez anos de acompanhamento da situação da Mata Ciliar na região, o Programa Recuperação Sustentável do Corredor Ecológico do Rio Taquari tem buscado aumentar a área total da recuperação da vegetação, que até hoje alcançou entre 25% e 30% do total pretendido, de acordo com estimativas da Promotoria.

Saiba Mais

A mata ciliar contribui para a estabilidade do solo, mantendo firme a estrutura das margens do rio com seu emaranhado de raízes, e assim, evita a erosão e a invasão das águas em enchentes. Atua como filtro, selecionando os sedimentos para o ambiente aquático e participa do ciclo de nutrientes na bacia hidrográfica. Proporciona alimento e proteção para os animais, além de absorver a radiação solar, contribuindo para a estabilidade térmica da água.

Data de publicação: 11/07/2018

Créditos: Murilo Dannenberg