Mais de 10 prêmios serão oferecidos aos participantes; confira o regulamento completo.

Sucesso absoluto de público durante as festividades do 170º aniversário do município, o Torneio de Pesca Amadora de Taquari está de volta. O evento acontece neste domingo, dia 1º, das 8h ‪às 12h e das 13h ‪às 15h, na Lagoa Armênia. Mais de 10 prêmios serão oferecidos aos participantes. Nesta semana, a organização divulgou o regulamento completo da competição. Abaixo, ele pode ser conferido na íntegra.

Os participantes deverão chegar às 7h30min para entrega dos gêneros alimentícios que validam a inscrição no torneio. A comissão solicita contribuição de 5 kg de alimento não perecível, excetuando-se sal. O primeiro colocado receberá carretilha e caniço; o segundo, molinete e caniço; o terceiro, molinete; o quarto, caniço; e o quinto, bolsa de pescaria. O pescador de maior e menor idade entre os integrantes ganhará molinete e caniço. Além disso, haverá grande sorteio de um motor elétrico para barco.

O que será permitido

O peixe fisgado deverá ser levado para pesagem pelo próprio participante, sem ajuda de terceiros, juntamente com a vara e o anzol fisgado no peixe para a validação. Caso o anzol esteja com farpa/fisga, será desclassificado. Participação de menores de idade terá limite mínimo de 10 anos, desde que a criança esteja acompanhada dos pais ou de algum responsável.

Usar uma vara, com no máximo de três metros de comprimento (caniço, molinete ou carretilha); usar qualquer tipo de bóia; usar chumbada com peso suficiente para mantê-la no mesmo local e evitar que ela se mova, atrapalhando outros participantes - caso aconteça, o participante será advertido, e no caso de reincidência, será punido com suspensão de uma hora.

Usar somente uma linha na água, indiferente a ser de fundo ou de superfície; usar iscas artificiais, naturais, rações e massas, não sendo permitido o uso de iscas vivas. Todos os peixes pescados e a planilha de peso deverão ser levados à área de pesagem.

O que será proibido

Usar linhas de mão; usar qualquer tipo de ceva, sendo que essa infração será punida com o afastamento do participante por duas horas; usar redes e tarrafas ou outros tipos de equipamentos de pesca, a não ser os autorizados no regulamento.

Usar "garatéias", e as principais fisgas/farpas dos anzóis deverão ser amassadas ou cortadas, para não causar grandes ferimentos nos exemplares fisgados, garantindo sua sobrevivência. Os fiscais farão a verificação de todos os anzóis no decorrer do torneio. Identificado o uso de equipamento de pesca proibido pelo regulamento, será o participante desclassificado.

O participante será desclassificado se ingerir bebida alcoólica na raia de pesca, sem nenhum tipo de reembolso. O participante que apresentar embriaguez por ingerir bebida alcoólica em excesso será desclassificado, sem nenhum tipo de reembolso. Também não é permitida a realização de churrasco dentro das raias de pesca.

A administração municipal e a comissão organizadora não se responsabilizam por acidentes ocorridos com competidores ou expectadores, dentro ou fora da área pesqueira. Cada participante receberá seu local de pesca, através da ordem de inscrição, feita previamente ao início do torneio. No dia da disputa, o participante deverá se encaminhar para o local numerado, aguardando o sinal sonoro para iniciar no período da manhã. À tarde, será realizado novo sorteio no local.

Caso a vara caia na água, com ou sem o peixe fisgado, somente a comissão organizadora poderá retirá-la. A ajuda de terceiros, de outros participantes ou fiscais, só será aceita para a retirada do peixe da água no passaguá, sendo este, equipamento obrigatório para cada participante na garantia da preservação do pescado. Será validada a pesagem do peixe até ‪as 15h, caso esteja em processo de retirada.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 28/11/2019

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Arquivo/Assessoria de Imprensa

Compartilhe!