Assinatura do novo contrato entre o Poder Executivo e a Associação Taquariense de Saúde ocorreu na última quarta-feira

O novo contrato entre a Administração Municipal de Taquari e a Associação Taquariense de Saúde (ATS), gestora do Hospital São José, foi assinado no começo da noite de quarta-feira, 13 de fevereiro. A cerimônia, aberta ao público, teve lugar na Câmara de Vereadores, com a presença de diversas autoridades.

Além disso, o bloco cirúrgico será reformado atendendo todos requisitos da 16° Coordenadoria de Saúde (cerca de R$ 350 mil com recursos da Prefeitura) e a reforma da Emergência e do Centro de Imagens logo será concluída (investidos cerca de R$ 1,6 milhões).

Conforme o documento firmado, o Poder Executivo destinará anualmente 3.349.908,00 à casa de saúde. Serão R$ 279.159,00 mensais, valor que se somará aos repasses do Estado (R$ 66.209,00), da União (R$ 13.125,00) e do Teto MAC (R$ 122.029,08). Ao todo, a instituição receberá R$ 5.766.267,60 anuais em recursos.

O hospital contará com plantão médico permanente (24h, de segunda-feira a domingo), serviço de imagem (também 24h, nos sete dias da semana, englobando as modalidades de radiologia geral e ultrassonografia) e sobreaviso obstétrico, pediátrico e anestésico. Estão previstos 20 partos mensais.

A casa de saúde realizará internações eletivas e de urgência/emergência. O número de altas hospitalares poderá chegar a 97 por mês, de acordo com a quantidade de leitos operacionais cadastrados pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Serão oferecidas pelo hospital cirurgia geral eletiva, cirurgia geral de urgência, cirurgia vascular, cirurgia otorrina e cirurgia urológica. Serviços como radiologia, ecografia, endoscopia digestiva e eletrocardiograma também serão disponibilizados pela instituição, bem como internações psiquiátricas. O transporte de pacientes, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), terá um investimento mensal de R$ 33.543,00.

Parceria em prol da continuidade

O ato de assinatura do novo contrato entre a Prefeitura e a ATS foi aberto pelo presidente da associação, Aldo Gregory, que ressaltou a importância da parceria com o Executivo. "Manter o hospital em funcionamento, atendendo a comunidade, é nosso principal objetivo. E a colaboração de todos é fundamental. Nós precisamos do apoio de vocês", frisou Aldo, voltando-se para a plateia. "A assinatura deste contrato só reforça a boa relação da Associação Taquariense de Saúde com a Prefeitura", concluiu.

Fez uso da palavra, na sequência, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, Maneco. Em seu discurso, salientou os investimentos do município na casa de saúde, citando a ampliação do setor de urgência e emergência e a reforma do bloco cirúrgico, além da doação de R$ 300 mil em equipamentos. "Esta é mais uma etapa de um trabalho que ainda está em processo de construção, através do qual pretendemos colocar nosso hospital naquele patamar que ele pode e merece alcançar", afirmou Maneco.

Ao pronunciamento do prefeito seguiu-se uma explanação acerca do plano operativo, feita pelo vice André Brito. Nesse momento, foram detalhados os serviços, as ações, as atividades, as metas quantitativas e qualitativas e os indicadores pactuados. "O hospital é nossa prioridade. Por isso, estamos fazendo todos os remanejamentos orçamentários possíveis para que os atendimentos não só sejam mantidos, como ampliados e aperfeiçoados", salientou André.

Ainda no início de sua fala, o vice-prefeito fez uma saudação especial ao médico João Carlos Dilli, referido como "uma referência pelo trabalho sério e dedicado que realiza em prol de nosso hospital, estando sempre disponível para ajudar". Presente na ocasião, o clínico-geral pediu a palavra ao término da explanação, agradecendo a referência. "Não estou com toda essa bola", brincou, para em seguida enfatizar: "Eu defendo o hospital porque não eu posso viver sem ele. Nós não podemos viver sem ele. Daí a importância de todos colaborarmos para que o mantenhamos em funcionamento", disse

Por fim, o chefe do Executivo, Emanuel Hassen de Jesus, e o presidente da Associação Taquariense de Saúde, Aldo Gregory, dirigiram-se até o centro do plenário para a assinatura do contrato. Em seguida, posaram para foto junto à plateia.

Data de publicação: 14/02/2019