A estimativa é que tenha sido recolhidos mais de 3500kg de descartes de vidro. O próximo objetivo é obter um resultado semelhante na campanha de recolhimento de eletrônicos, a ser realizada no final deste mês.

Na última sexta-feira, dia 31 de agosto, o Departamento de Meio Ambiente realizou a primeira data da sua Campanha de Reciclagem “Descarte Consciente, Consumo Inteligente”. A estimativa é que tenha sido recolhidos mais de 3500kg de descartes de vidro. O próximo objetivo é obter um resultado semelhante na campanha de recolhimento de eletrônicos, a ser realizada no final deste mês.

A campanha utilizou o espaço da Praça da Bandeira como um “Eco Ponto”, que centralizou o recebimento do material, encaminhado para a correta destinação. Para realizar o evento, o Departamento de Meio Ambiente contou com a parceria da Cooperativa Certaja, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Saúde, Adama e Chico Florestal. Durante a semana, foram utilizados diversos pontos como postos de saúde, escolas e associações moradores para fazer uma pré-coleta do material.

A coordenadora de Meio Ambiente, Marília Souza, salientou a importância da parceria na Campanha. “O trabalho em conjunto foi fundamental nesta campanha. Com o auxílio de agentes de saúde, dos postos, e das equipes conseguimos mobilizar uma quantidade tão significativa de material”, frisou.

Programada para 27 de setembro, o recolhimento de lixo eletrônico também é importante para a conservação e reaproveitamento dos recursos. Todo tipo de material eletrônico e seus componentes derivados podem ser devidamente descartados nesta campanha. Este ano, inclusive, o Departamento de Meio Ambiente já realizou uma campanha de recolhimento deste tipo de material. Foram mais de 30m³ de resíduos eletrônicos recolhidos.


Saiba Mais sobre a Campanha


“Consumo Inteligente, Descarte Consciente” é uma campanha voltada para conscientização do uso dos recursos naturais. Devido à grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem vem se tornando uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta.

De acordo com dados de um estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem (Cempre), o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável. No entanto, o país recicla apenas 2% do lixo urbano produzido.

A importância da reciclagem da importância também está ligada ao desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos. Isso porque, quando descartamos os produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que melhoramos os índices de reaproveitamento, barateamos o custo de produção e estimulamos o crescimento da reciclagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 03/09/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!