Dezenas de pessoas, entre profissionais contábeis, servidores e representantes comerciais, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores no final da manhã da última quinta-feira, dia 30 de junho, para acompanhar a cerimônia de lançamento da Rede Simples.

Dezenas de pessoas, entre profissionais contábeis, servidores e representantes comerciais, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores no final da manhã da última quinta-feira, dia 30 de junho, para acompanhar a cerimônia de lançamento da Rede Simples no município. Após meses de treinamentos, cursos e consultorias, o programa que busca tornar mais fácil a legalização de empresas e negócios foi oficialmente implantado em Taquari.

A iniciativa, idealizada através de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Sul, a Junta Comercial do Estado e a Prefeitura Municipal, agora está funcionando em 50 municípios gaúchos, incluindo Taquari. A afirmação partiu da gerente regional do Sebrae, Liane Klein, que em seu pronunciamento também ressaltou a união de forças da entidade com o Poder Público. “Para nós do Sebrae é uma grande satisfação realizar essa parceria visando ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. As prefeituras e os órgãos públicos são a porta de entrada para o desenvolvimento empresarial dos municípios. Precisamos de mais geração de emprego e renda, e por isso a Rede Simples tem como proposta essa facilitação, fazendo diversas análises e consultas necessárias a esses negócios”, destacou.

Para o secretário Geral de Governo, Jacinto Marros, a Rede Simples significa o início de uma estrutura de fomento e apoio às micro, pequenas e médias empresas taquarienses, tudo “graças a muito planejamento”. “Confesso que estava ansioso, pois considero esse evento de suma importância para o município e para o cidadão. Agradecemos imensamente por todas as parcerias que firmamos nesse processo. É como sempre digo: ninguém faz nada sozinho. Houve um grande trabalho de equipe, e é importante falar disso, porque nada acontece por acaso. Acredito que o que está acontecendo aqui é resultado de muita preparação”, comemorou.

Jacinto também aproveitou a oportunidade para fazer um resgate do histórico de encontros e tratativas até o processo final que desencadeou na adesão do município à Rede Simples. Segundo ele, o primeiro contato entre o Sebrae e a Prefeitura para viabilizar o programa foi realizado em agosto de 2015. “E tudo se encaminhou de forma muito rápida. Em outubro desse mesmo ano, foi sancionada a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e em janeiro de 2016 o Espaço do Empreendedor já funcionava no prédio do Centro Administrativo”, detalhou o secretário.

Delegado adjunto da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, Wilson Müller reforçou a importância de as administrações pública e privada andarem juntas na mesma direção. “Às vezes, quem trabalha na iniciativa privada tem outros problemas e prioridades, e encontra dificuldades em entender esses transtornos que são típicos da administração pública. A Rede Simples é um sonho antigo de quase todos os cidadãos e empresários. O programa integra todos esses órgãos, de modo que facilita à comunidade o atendimento de suas necessidades, assim dando uma resposta mais adequada para os anseios de cada um”, disse.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, compareceu ao encontro e não deixou de mencionar a entrada de Taquari no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf), confirmada nesta semana, em reunião em Porto Alegre com o secretário Estadual da Agricultura. “A Rede Simples e o Susaf são duas ações que estão estruturando nosso município, para que ele seja um polo capaz de atrair cada vez mais investimentos e investidores. Para nós, atingir esses objetivos é uma satisfação enorme. São coisas que ficarão perenes na história de Taquari. Não importa quem entre ou saia da administração. Isso não vai retroceder, e não seria possível sem o apoio de uma equipe de servidores extremamente qualificada”, frisou.

Dividiu a mesa principal com Maneco, Liane, Wilson e Jacinto, a assessora jurídica da Junta Comercial do Estado, Inês Dilélio, que na solenidade representou o presidente do órgão, Paulo Kopschina. Ao lado dela, o prefeito assinou o documento que estabelece oficialmente a implantação do programa no município.

Ainda marcaram presença no Legislativo o presidente da Associação dos Contabilistas de Taquari, José Marçal Pereira, o delegado do Conselho Regional dos Contabilistas (CRC), Manoel Valfreu Faleiro, o gerente regional de políticas públicas do Sebrae, Alexandre Schmitt, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adelso Costa, o funcionário da pasta Geral de Governo, Luciano Farias Mega, o supervisor de planejamento da Secretaria de Indústria e Comércio e coordenador do Programa Gaúcho de Microcrédito no município, Michael Sladek, além de secretários, vereadores e representantes de diversas empresas e escritórios contábeis.

Saiba mais

A Rede Simples tem o objetivo específico de tornar mais eficiente e eficaz o registro de licenciamento das pessoas jurídicas, estabelecendo diretrizes e procedimentos para a simplificação e a integração de processos. Esse trabalho, que a partir de agora será realizado pela Prefeitura de Taquari, conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Sul e da Junta Comercial do Estado.

Data de publicação: 30/06/2016

Créditos: Juliano Kern