Na última terça-feira, dia 17 de maio, representantes da administração foram recebidos na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre, para tratar sobre o projeto que envolve videomonitoramento em Taquari. O objetivo da reunião foi acompanhar detalhadamente como funciona o trabalho de monitoramento na capital gaúcha, serviço sob responsabilidade do Comando Geral da Brigada Militar, órgão vinculado a SSP.

Estiverem representando o município na ocasião o secretário da pasta de Indústria e Comércio e de Planejamento, Idemar Martini, juntamente com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Bittencourt. Eles foram recebidos pelos representantes da Brigada Militar, o tenente coronel Cesar Augusto da Silva, o chefe da Divisão de Operações do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), major Gilberto da Silva Viegas, e o primeiro tenente assistente especial, Vilmar Fernando Mendes Brasil.

No encontro, foram discutidas questões sobre a importância desse trabalho de monitoramento, que utiliza câmeras de alta precisão em pontos estratégicos da cidade para acompanhar diversas ocorrências policiais, além de também auxiliar em casos de acidentes. O projeto para o município já prevê que o monitoramento em Taquari seja interligado a essa central em Porto Alegre. A aquisição do equipamento necessário para o videomonitoramento na cidade ficará sob responsabilidade do município e de possíveis parcerias.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, a Brigada Militar está muito disposta em contribuir. “Eles estão à disposição para nos fornecer a assistência necessária. E com certeza não será um gasto para o município, mas sim, um ganho”, comentou Leandro.

Para o secretario de Planejamento, Idemar Martini, a precisão do sistema é impressionante. “É algo de outro mundo. A precisão do sistema é completamente eficaz. Já será possível saber exatamente o local onde estará ocorrendo alguma situação, sem ser preciso rondas” destacou.

Ainda segundo Leandro, o tenente enviará o projeto para a administração municipal, detalhando a capacidade e a técnica dos equipamentos. “Ele ainda se prontificou a vir com a sua equipe ao nosso município para ver qual tipo de equipamento comporta a real necessidade de Taquari, como a distância e alcance, pois todo esse trabalho poderá ser usado pela Polícia Civil nos inquéritos, além de estarmos ligados em tempo real à Secretaria Estadual de Segurança Pública”, explicou Leandro.

Data de publicação: 19/05/2016

Créditos: Vanessa Porto