Desde o início deste ano, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nossa Senhora das Graças está desenvolvendo o projeto “Olhares”. O objetivo é proporcionar às 120 crianças (do berçário ao pré) uma visão diferente de mundo e mais acesso à cultura.

A diretora Janifer da Rosa Lang contou que tudo começou no ano passado, quando os alunos foram convidados para assistir a uma peça teatral no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. “As crianças da comunidade saem muito pouco... E elas adoraram passear”, comentou. “Os comentários deles durante o passeio nos chamaram a atenção e nos fizeram pensar sobre o que as nossas crianças faziam e aonde iam aos finais de semana”, explicou.

De acordo com Janifer, muitos alunos responderam que passeavam no mercado ou iam à pracinha. “Fomos visitar a Prefeitura, levamos eles até a Lagoa, e muitos deles não conheciam o lugar, que é um dos nossos pontos turísticos”, recordou a diretora. A partir de então, a direção, em conjunto com os professores, começou a estruturar um projeto que, além de trabalhar a identificação dos alunos como pessoas, também trabalhasse a identificação com a comunidade e a localidade onde vivem. “Vamos conhecer a realidade em que eles vivem e apresentar novos horizontes”, esclareceu.

O projeto cultural “Olhares”, que ainda está em construção, teve início efetivamente na semana passada. A professora do Pré-A, Raquel Lopes, sugeriu que as crianças visitassem a casa da aluna Clarissa, que fica junto ao campo do São José. A mãe da menina, Cleonice dos Reis Pereira, que também tem outra filha na escola, recebeu os alunos e ofereceu café. Foi realizada uma “Hora do Conto”, quando foi narrada a história do João Jiló, que caçava passarinhos. Depois disso, os alunos saíram no campo em busca das aves, em um momento de descontração e diversão. À tarde, as crianças participaram de um piquenique e de muitas brincadeiras, no campinho próximo à Ambagras.

Temas mês a mês

A ideia do projeto, conforme conta a diretora Janifer, é que, em cada mês, um tema específico seja trabalhado com os alunos da Emei. Por exemplo, ao longo de abril, os alunos saberão mais sobre a cultura indígena. Outro assunto que também terá bastante destaque é a literatura. “Queremos que nossas crianças tenham acesso aos livros e, mais do que isso, tenham gosto e prazer pela leitura. Estamos plantando uma sementinha neles...”, disse Janifer.

Para o mês de maio, se planeja trabalhar com teatro, dança e música; em julho e agosto com cultura Açoriana; em setembro, o tradicionalismo; as artes serão abordadas no mês de outubro; e, em novembro, será a vez das artes manuais (brinquedos com materiais recicláveis) e Cultura Afro. “Este é um projeto bem legal que vai trazer bastante aprendizado para eles. Queremos que seja bem prático e também queremos envolver as famílias”, completou.

Data de publicação: 14/04/2016

Créditos: Anna Precht/O Açoriano