O ato acontece no Salão Alberto Pasqualini no Palácio Piratini, a partir das 16h30min, com a presença do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, o vice-prefeito André Brito, secretários, vereadores e representantes de entidades do município.

A retomada das obras da Estrada de Aterrados, a TQ 150, está a um passo de virar realidade. Na tarde desta quinta-feira, dia 3 de março, o prefeito de Taquari Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, o vice-prefeito André Brito, secretários, vereadores e representantes de entidades do município participarão de uma solenidade para marcar a assinatura do reinício das obras pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. O ato acontece no Salão Alberto Pasqualini no Palácio Piratini, a partir das 16h30min, e também conta com a presença do secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen. O deputado estadual Adão Villaverde, que trabalhou junto com o município para a retomada das obras, também se fará presente.

No final de janeiro, Taquari já havia recebido a informação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de que o reinício das obras estava próximo. Conforme informado pela instituição financeira naquela ocasião, não havia mais barreira que pudesse impedir o seguimento dos trabalhos. A partir daquele momento, as autoridades de Taquari cobraram junto ao Governo do Estado o reinício das obras. Após a atualização do projeto e adequação de valores pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a assinatura da ordem de início é o último trâmite burocrático necessário. A partir da assinatura, as máquinas devem voltar a trabalhar na estrada em cerca de 20 dias.

O prefeito Maneco comemorou empenho e a união de todos pelo reinício da obra, que segundo ele será fundamental para o Vale do Taquari. “Não é somente Taquari quem ganha, mas especialmente os municípios de Tabaí e Paverama, o que contribuirá muito para a circulação rodoviária e a mobilidade urbana de todo o Vale”, disse.

Para relembrar

As obras na Estrada de Aterrados, cuja ordem de início foi assinada no final de 2014, são fruto de diversos encontros e inúmeras reuniões lideradas pelo Poder Executivo em conjunto com o Daer, o BNDES, o Governo do Estado e lideranças das cidades de Paverama e Tabaí. O trajeto de mais de sete quilômetros vai ligar o acesso municipal de Taquari, no entroncamento com a RSC-287, ao de Paverama, no cruzamento com a BR-386, na vizinha Tabaí.

A Conpasul, construtora que venceu o processo licitatório, é responsável pelos serviços de pavimentação, drenagem e sinalização das pistas. O Governo do Estado investe a quantia de R$ 5,8 milhões, recebendo uma contrapartida de R$ 1,5 milhão das prefeituras de Taquari e Tabaí.

A contenção de gastos por parte do Governo do Estado no início de 2015 e um processo de análise elaborado pelo Daer paralisaram a pavimentação da TQ 150 e motivaram as prefeituras a buscarem, juntas, alternativas para a continuação dos serviços. O relatório feito pelo órgão naquela ocasião teve o intuito de organizar suas demandas no Rio Grande do Sul.

Data de publicação: 03/03/2016

Créditos: Aline Ben