A Prefeitura de Taquari recebeu, na tarde da última terça-feira, dia 22 de dezembro, o certificado de reconhecimento pela implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A certificação foi entregue pelos representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos Vales do Taquari e do Rio Pardo. Agora, a cidade faz parte do grupo de municípios gaúchos que implementaram a lei e que tem promovido o desenvolvimento de pequenos negócios.

Em dois meses, o município alcançou todas as questões que são avaliadas para o recebimento da certificação, tendo em vista que 95% das empresas em Taquari são micro e pequenas. Segundo a gerente regional do Sebrae dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, atualmente menos da metade dos municípios do Estado possuem esta certificação.

A Lei Federal 123/2006 (Lei Geral das MPEs), oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. Em Taquari, a Lei municipal de número 3.876, sancionada no final de outubro deste ano, corresponde a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, e também institui o Espaço do Empreendedor, que ficará localizado na Secretaria da Indústria e Comércio e deve começar os atendimentos no dia 4 janeiro de 2016. No local, um agente de desenvolvimento treinado pelo Sebrae atenderá os micro e pequenos empreendedores taquarienses interessados em ampliar seus negócios.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a lei é uma forma de incentivar o desenvolvimento do município e a criação de empregos. “Acreditamos no crescimento de Taquari e na força empreendedora do nosso município. Fomos campeões em liberação de microcrédito no Vale do Taquari em 2014, e essa lei chegou para auxiliar ainda mais nosso desenvolvimento através do pequeno e do médio empreendedor. Ela foi construída através do diálogo de dezenas de pessoas da nossa comunidade, e acreditamos que, através dela, poderemos incentivar ainda mais a criação de empregos em Taquari”, disse.

De acordo com o gerente de políticas públicas do Sebrae da região, Alexandre Schmitt, a certificação é para aquelas cidades que se empenham a favor dos empreendedores. “Para nós do Sebrae é muito importante, pois é uma forma prática de mostrar o que está sendo feito em prol das micro e pequenas empresas”, destaca Alexandre.

A solenidade, que aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores, também contou com a presença do vice-prefeito André Brito, representantes das secretarias de Educação, Assistência Social, Geral do Governo e Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, além de vereadores do município.

Data de publicação: 23/12/2015

Créditos: Aline Ben/Vanessa Porto