Embora vinculadas ao Bolsa Família, iniciativas também contemplam aqueles que não possuem o benefício.

A Secretaria de Saúde e a pasta de Habitação e Assistência Social informam que nosso município, atualmente, conta com dois programas direcionados ao público infantil: o Primeira Infância Melhor (PIM) e o “Criança Feliz”. Embora vinculadas ao Bolsa Família, as iniciativas também contemplam aqueles que não possuem o benefício.

A faixa etária de abrangência vai de 0 a 4 anos, e com Benefício de Prestação Continuada (BPC) – auxílio de renda para pessoas com deficiência até 6 anos, incluindo gestantes. Conforme a pasta, a criança e/ou gestante cadastrada será acompanhada por visitadoras capacitadas em pedagogia, mais assistentes sociais e profissionais da área de saúde.

Os cadastros podem ser realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Daniel Bizarro Martins, em frente à Lagoa Armênia, das 8h às 12h ou das 13h às 15h, com documentos da criança e do responsável.

O programa desenvolve-se por meio de visitas domiciliares e comunitárias a famílias em situação de risco, com metodologia de trabalho de caráter educacional, assistencial e exploratório, visando ao fortalecimento de suas competências para educar e cuidar das crianças.

Além das atividades de desenvolvimento motor e socioafetivo, os visitadores orientam as famílias sobre cuidados de higiene, saúde e educação. Além disso, realizam a análise das carteiras de vacinação, programas sociais, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 27/11/2019

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa

Compartilhe!