Embora tenha sido celebrado na última terça-feira, 1º de outubro, o Dia Nacional e Internacional do Idoso foi mote de diversos eventos organizados ao longo da última semana pela Secretaria de Habitação e Assistência Social. Palestras, confraternizações e debates fizeram parte da programação desenvolvida junto à comunidade de Taquari.

“A população de idosos não para de crescer no Brasil. São cerca de 15 milhões, e daqui a 20 anos, esse número deve duplicar. No mundo inteiro, as pessoas estão ficando mais idosas. Até 2050, nos países desenvolvidos, a quantidade de habitantes acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15. A estimativa é de crescimento também da expectativa de vida: de 75 para aproximadamente 90 anos. Pensar na velhice é tarefa de todos. Aprender a envelhecer faz parte da educação”, afirma a pasta em comunicado.

Em Taquari, ocorreram várias atividades relacionadas ao tema. No dia 24 do último mês, foi promovido almoço entre os membros do Clube de Idosos Amor e Integração, com a presença dos grupos da Associação Beneficente Pella Bethânia. Já no dia 25, realizou-se a décima edição da Conferência Municipal de Assistência Social, da qual participaram os integrantes do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

No dia 28, foi promovido um culto sobre a temática na Associação Beneficente Pella Bethânia. E na última terça-feira, dia 1º, no mesmo local, uma mateada marcou oficialmente a passagem do Dia do Idoso no município. “Que este 1º de outubro possa suscitar a discussão e a reflexão a respeito do envelhecimento”, finaliza a secretaria.

Data de publicação: 02/10/2019

Créditos: Juliano Kern