Debates ocorrem na próxima quarta-feira, dia 25, na sede da associação dos moradores do bairro Coqueiros.

Evento conhecido por reunir um grande público a fim de debater e defender as bandeiras das políticas públicas inclusivas na sociedade, a X Conferência Municipal de Assistência Social de Taquari ocorre na próxima quarta-feira, dia 25. Marcado para as 13h30min, o encontro será realizado na sede da associação dos moradores do bairro Coqueiros.

Neste ano, as atividades são norteadas pelo tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”. Segundo os organizadores, a iniciativa oportuniza a todos os cidadãos um debate abrangente. “Em um momento histórico de ameaças ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), estamos vivenciando o desmonte e a falta de incentivo à política pública de Assistência Social, comprometendo a sobrevivência de milhões de famílias”, emendam.

Para os idealizadores, “necessita-se de um grande processo de mobilização, participação, enfrentamento de desafios e, principalmente, de construção de um movimento amplo e plural em defesa do Suas, da Política de Assistência Social e da Seguridade Social”. Aberta à comunidade taquariense, a conferência se estenderá por toda a tarde.

Saiba mais

O Suas organiza as ações da assistência em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade.

A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e a indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Data de publicação: 19/09/2019

Créditos: Juliano Kern