Durante a conversa, conduzida por psicólogas, foi abordado o tema da necessidade do cuidado com a saúde mental.

Psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Florescer, de Taquari, promoveram palestra no auditório do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja. Durante a conversa, ocorrida na última sexta-feira, dia 30, foi abordado o tema da necessidade do cuidado com a saúde mental.

As profissionais entendem que, atualmente, ainda há preconceito quando o assunto é a atenção que devemos ter com o estado emocional. “Há uma vergonha historicamente embutida, em tratar os problemas de saúde mental. As pessoas têm tendência em excluir ou negligenciar esse aspecto. Esse comportamento provoca desconhecimento”, afirmaram. Para elas, o suicídio é um dos temas pouco falados em sociedade. “Dialogamos a respeito apenas nos momentos em que já ocorreu um incidente. Não possuímos o hábito de tratar sobre a valorização da vida e a educação emocional de forma preventiva”, emendaram.

No decorrer da explanação, foram divulgados dados mostrando que aproximadamente metade dos casos de suicídio se dá em decorrência do transtorno do humor depressivo e da dependência química. Situações que, quando identificadas e tratadas com atenção, poderiam ter um final diferente. “Por isso, deve haver uma identificação adequada de cada caso, sem julgamentos prévios mal elaborados”, frisaram.

Ainda na oportunidade, foi reforçada ao público a importância do espaço de escuta das pessoas que estão passando por esse tipo de dificuldade, bem como da maneira adequada de se realizar esse apoio, sem críticas ou pré-julgamentos. “Hoje em dia, existem alguns serviços disponíveis, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo fone 188, que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo”.

Ao longo deste mês, o Caps organizará diversas atividades acerca do tema, focadas aos seus grupos de pacientes e familiares, e também à comunidade em geral. Uma dessas iniciativas está marcada para a próxima terça-feira, dia 10, às 19h, no Caps Florescer, onde haverá um diálogo sobre vivências, com relatos reais e valorização da vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 04/09/2019

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Fernando Carvalho

Compartilhe!