As dezoito famílias, que atenderam aos critérios do programa, sairão de situações vulnerabilidade ou anos de aluguel e passarão a ter uma casa própria para construir suas vidas e educar seus filhos.

O sonho da casa própria está cada vez mais próximo para as 18 famílias beneficiadas pela última fase do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) em Taquari. Na tarde da última sexta-feira, dia 22, através da Equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), os futuros moradores das casas populares reuniram-se e foram visitar o andamento das obras de construção, localizadas no Bairro Tinguité. O MCMV é um Programa do Governo Federal voltado para atender ao déficit habitacional urbano para famílias com rendas mensais até R$ 1.800,00.

As dezoito famílias, que atenderam aos critérios do programa, sairão de situações vulnerabilidade ou anos de aluguel e passarão a ter uma casa própria para construir suas vidas e educar seus filhos. Uma das futuras moradoras, a dona de casa, Fátima Regina de Borba, de 30 anos, falou sobre a expectativa de viver no novo lar. “Vivo há 7 anos pagando aluguel com meu marido e filhos. Agora chegamos aqui e está mais adiantado do que eu imaginava, não vejo a hora de colocar nossa cama, um “fogãozinho” e fazer nossa vida”, contou Fátima. “A gente vem visitar a obra aqui quase toda a semana”, destacou ela. Ela e seu marido Márcio Lauri da Silva, de 38 anos, que trabalha como autônomo, residem hoje no bairro Prado, com os dois filhos.

Outra família que esteve acompanhando as obras é a de Viviane Alves da Silva, de 33 anos. A dona de casa conta que ela e o companheiro, Luís Fernando Taufen, de 48 anos, também vivem de aluguel e aguardam com grande expectativa o término das residências, para poder estabelecer suas vidas com maior tranquilidade. Natural de Porto Alegre e pedreiro de ofício, Luís Fernando, comentou suas impressões da obra. “Acho que tudo está sendo bem feito, a gurizada trabalha bem aqui, todo mundo vai poder morar bem”, finalizou.

Umas da preocupações do Cras tem sido a construção de comunidade mobilizada e engajada no convívio social, tendo em vista que serão 18 famílias diferentes residindo em casas que se assemelham a um pequeno condomínio popular. Por isto, a equipe do Centro tem realizado reuniões com os moradores,como parte do projeto da pasta em trabalhar, junto com os cidadãos, questões como habitação e condições das moradias, de modo a auxiliá-los a preparar-se a administrar seus futuros lares.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 25/06/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!