Programa realiza cerca de 60 visitas semanais.

Na manhã da última segunda-feira, dia 5, O Grupo de Trabalho do Primeira Infância Melhor (PIM) recebeu representantes da 16° Coordenadoria da Saúde para conversar sobre o andamento do programa no munícipio. Além deste trabalho, as visitadoras receberam orientações sobre encaminhamentos e sociais.

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) está implantado em Taquari desde o final de novembro de 2017, atendendo famílias  com gestantes e crianças de zero a seis anos, no Bairro Leo Alvim Faller e Vila São Francisco. Nesta semana iniciaram os atendimentos no Bairro Rincão São José.


Atualmente, são realizadas 60 visitas semanais. Os visitantes acompanham as famílias por cerca de 40min, cada uma, e, com atividades lúdicas e levantamento das necessidades, trabalham com resgate e empoderamento social. O programa atende gestantes e crianças de zero a seis em situal de risco e vulnerabilidade social.

O projeto é coordenado pela pedagoga Janifer Lang, e abrange as Secretarias da Educação; Saúde e Meio Ambiente; e Habitação e Assistência Social. Através de encontros, os visitadores orientam as famílias sobre programas sociais e encaminham conforme a necessidade de cada um.

Os principais encaminhamentos são para o Sistema de Atendimento Multidisciplinar da Criança e do Adolescente (Samca). Os atendimentos são realizados todas as manhãs, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Daniel Bizarro, em frente à Lagoa Armênia.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Janifer Lang, esses encontros são de grande importância  para debater estratégias e formas de abordagem. “Esses encontros são importante para nós, pois com eles realizamos diversos apontamentos e troca de experiência entre os visitadores”, destacou Janifer.

Saiba mais:

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Fundamenta-se teoricamente nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicott e Bruner, além dos recentes estudos da Neurociência. Igualmente trabalha com referências multidisciplinares visando o desenvolvimento integral da infância.

Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 07/03/2018

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: André Liziardi

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