Aberta à comunidade, disputa se inicia oficialmente a partir desta quinta-feira, dia 10, e segue até 10 de novembro; vencedor ganhará workshop, certificado e o valor de R$ 2 mil.

Com o objetivo de sensibilizar e despertar a atenção das pessoas para as belezas locais, bem como revelar talentos em fotografia em Taquari, o Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura lançam o concurso fotográfico “Olhares Açorianos”. Aberta à comunidade, a disputa se inicia oficialmente a partir desta quinta-feira, dia 10, e segue até 10 de novembro. O vencedor ganhará workshop, certificado e o valor de R$ 2 mil.

Cada participante poderá registrar uma imagem digital de objetos, paisagens, gastronomia, prédios ou meios culturais açorianos junto ao município de Taquari. “A iniciativa tem o propósito de despertar a consciência sobre a valorização e a importância da preservação das tradições açorianas em Taquari, firmando a identidade cultural do nosso município”, afirma a coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas.

Conforme cronograma, a etapa de inscrições começa nesta quinta-feira, dia 10. Interessados em concorrer aos prêmios devem acessar o site da administração, (www.taquari.rs.gov.br), clicar no banner em destaque na página principal e fazer o download dos arquivos (ficha de inscrição e termo de permissão de uso de imagem). Após o preenchimento dos dados, o participante precisa digitalizar os documentos e enviá-los para o e-mail imprensa@taquari.rs.gov.br.

Caso o candidato seja menor de idade, o termo de permissão de uso de imagem deve ser assinado pelo responsável legal, acompanhado da documentação do mesmo. “O concurso fotográfico irá gerar um importante arquivo visual para o município, cujas imagens poderão ser utilizadas em exposições, folders, cartazes, calendários, agendas e outras formas de divulgação de Taquari”, complementa Sabrina.

Saiba mais

Somente serão aceitas imagens digitais, sendo desclassificados quaisquer materiais impressos. Todas as fotografias deverão ser enviadas para o endereço eletrônico imprensa@taquari.rs.gov.br, no formato JPG com tamanho de, no mínimo, 5 MB. Na caixa de texto do e-mail, deve constar o nome do participante de acordo com o registrado na ficha de inscrição, além de justificativa da açorianeidade da imagem.

As fotografias digitais, tanto coloridas quanto em preto e branco, deverão ser nomeadas. Não será permitida interferência eletrônica de edição, como montagens, colagens ou qualquer outra forma de manipulação. As imagens serão analisadas de 15 a 25 de novembro, por uma comissão julgadora de três profissionais da área.

Os jurados escolherão 13 fotos para a próxima etapa, observando critérios como aspecto estético; mensagem; relação com os aspectos históricos e arquitetônicos dos povoadores açorianos; meios culturais, arte, artesanato, gastronomia típica, patrimônio açoriano e representação da influência açoriana em Taquari.

As imagens selecionadas serão publicadas na página da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/PrefeituraTaquari), para votação popular que ocorre entre 26 de novembro e 13 de dezembro. Paralelamente, elas também estarão expostas no saguão do Centro Administrativo, de 1º a 15 de dezembro. A foto mais curtida pelo público será a vencedora. A cerimônia de premiação acontecerá em 14 de dezembro, durante a 28ª edição do Natal Açoriano em Terra Gaúcha.

Os 13 finalistas ganharão workshop com a fotógrafa Alice Sulzbach, imagem impressa ampliada e certificado de participação. Já o grande vencedor, além da quantia de R$ 2 mil, receberá a sua imagem impressa ampliada, certificado de participação e workshop fotográfico com a Escola Câmera Viajante, de Porto Alegre.

Data de publicação: 10/10/2019

Créditos: Juliano Kern